Jornal ÉME – 12.02.22 – O dia de hoje foi diferente, logo pelo amanhecer, o Secretariado Executivo Nacional da OMA, juntou várias mulheres na Baía de Luanda, para a realização de uma sessão de exercício físico, com o intuito de fomentar a prática do desporto.

O ambiente era de alegria e emoção ao som da música rítmica, fizeram o gáudio das mulheres, entre militantes, simpatizantes, amigas da OMA e outras que se juntaram a esta festa de descontracção que conseguiu juntar rostos femininos de diferentes idades e estratos sociais.

Em representação da secretária-geral da OMA, camarada Joana Tomás, esteve a secretária geral-adjunta, que considerou o evento, uma actividade de iniciativa da OMA, para incentivar as mulheres a enveredarem ao exercício físico uma vez que a demanda da vida diária torna imperativo que se alcance e se mantenha um nível satisfatório de força e flexibilidade.

Esperança Pires, ao falar do benefício do desporto referiu que contribui para uma boa forma física, bem-estar do organismo e a qualidade de vida. “Queremos que esta actividade desportiva se transforme numa cultura da mulher para que de forma regular faça exercícios, para além das enormes potencialidades na aproximação das pessoas através do convívio e partilha de ideias e momentos” .

Como ex- atleta de alta competição, a secretária do Departamento para Política de Quadros e Projectos Multidisciplinares, camarada Odete Tavares, afirmou que o exercício físico é um bem para a saúde física ,psíquica e motora,  “daí a ideia de promover esta sessão de exercícios físicos  as mulheres da OMA”.

Pensando nisso, criamos um programa especial que envolve exercícios aeróbicos e treino que é dedicado especialmente para mulheres de todas as idades, referiu.     
 

O objectivo é que todos os municípios comecem a realizar sessões de exercícios físicos e abranger as outras províncias para o hábito de praticar exercício. Por outro lado, Odete Tavares agradeceu a empresa Cawela  Fitness pela  participação no evento e por ter aceite o convite da OMA para dirigir os exercícios físicos .

“Trouxe o que aprendi do desporto, que é a prática do exercício físico que numa frequência ajustada a dinâmica do grupo vamos continuar a realizar e a divulgar para que esta execução seja constante”, asseverou.

Ao som da música estava também o membro do Secretariado do Bureau Político para a Política Económica e membro do Comité Nacional da OMA, Maria Idalina Valente, que manifestou que “foi uma actividade muito interessante que uniu mulheres de vários estratos da sociedade “.

Como incentivo apelou as mulheres de forma geral a praticarem a cultura física, do desporto e do estilo de vida saudável já que desempenham um papel importante na sociedade de qualquer país.

Disse esperar que esta iniciativa se multiplique por outras associações e na OMA particularmente, a nível das outras províncias, e estender esta acção aos municípios. “Saímos daqui relaxadas, bem-dispostas e com as cabeças renovadas”.

A prática desportiva ajuda a diminuir os níveis de stress e ansiedade e a combater algumas doenças mentais como a depressão. Além disso, também estimula a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades mentais, diz a Organização Mundial de Saúde.

HT

DN/OMA