Jornal ÉME – Luanda – 31.08.24 – A Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA, Tuberculose e Malária (ANASO) homenageou sexta-feira (30), no município de Talatona, o Presidente da República, João Lourenço, pelo seu empenho e contributo prestado no processo de luta contra o Sida em Angola.
A gala de homenagem serviu para assinalar o 30.⁰ aniversário de existência daquela instituição de luta contra grandes endemias, e contou com a presença do Secretário do Bureau Político para as Tecnologias de Informação e Comunicação do Comité Central do MPLA, Pedro Teta, em representação da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.
Coube ao presidente da Mesa da Assembleia Geral da Anaso, Paixão Júnior, receber da direcção da instituição o Certificado de Mérito e um ramo de flores dirigido ao Chefe de Estado, como símbolo de gratidão e de reconhecimento pela dedicação pessoal, espírito de missão e de resiliência no cumprimento dos propósitos da Organização.
Ao falar do 30.⁰ aniversário da Anaso, Pedro Teta, sublinhou que o MPLA enquanto Partido que sustenta o governo, sempre esteve na linha da frente na luta contra as grandes endemias, com destaque para o Sida, a malária e a tuberculose, com vista a garantir o bem-estar das populações.
Destacou o compromisso “com esta luta, e como têm visto continuamos a construir infraestruturas sanitárias, a dar as melhores condições de vida ao nosso povo, e nesta ocasião, queremos felicitar a Anaso pelos seus 30 anos de existência desde a sua fundação”.
Foram igualmente homenageadas várias individualidades que têm prestado o seu saber na luta contra o Sida em Angola e na gestão da resposta comunitária a nível nacional, com realce para o Ministério da Saúde, representantes da ONU-SIDA em Angola.
O presidente da Anaso, António Coelho, apontou como grande ganho da instituição, a partilha de conhecimento para toda a população, no sentido de se prevenir contra o SIDA. “O nosso grande desafio continua a ser de mobilização de recursos humanos, técnicos e financeiros para podermos a sustentar a nossa trajetória histórica”.
Representada em todo o território nacional através de pontos focais, a Anaso é uma Organização vocacionada à coordenação e realização de acções que visam a garantia de uma resposta comunitária efectiva em relação a SIDA, tuberculose e a malária.
Texto: DN
Fotos: AP