Historial

O Jornal ÉME foi criado em 17 de Setembro de 1996. Rege-se por um regulamento próprio, aprovado pela Direcção do MPLA. Funciona sob dependência do Secretariado do Bureau Político, através do Secretário para a Informação.

O seu perfil editorial pugna pela linha política e ideológica do MPLA, e pelos princípios definidos na legislação em vigor da República de Angola, no que toca à comunicação social.

O Jornal ÉME persegue uma longa tradição no que respeita à informação e propaganda como ferramentas de luta e de trabalho, primeiro do MPLA – Movimento quando lutava pela Independência de Angola e, depois, do MPLA – Partido, para a informação, a mobilização e a orientação dos seus membros e do público em geral.

Fazendo história relativamente à imprensa partidária, o MPLA chegou a publicar um jornal bilingue (português e francês) chamado Unidade Angolana, depois o Vitória ou Morte, que posteriormente passou a chamar-se Vitória é Certa. Já no pós-independência, o Partido publicou o jornal “O Progresso”, num período de dois anos, que antecedeu a realização das eleições gerais de 2002.

A Direcção do Partido aposta na manutenção e desenvolvimento do Jornal ÉME, como um instrumento válido da comunicação partidária ao serviço da verdade, da justiça e da harmonia social, com objectividade, sem sensacionalismo, exercendo uma acção pedagógica.

No domínio da comunicação social, hoje vivemos um contexto altamente dinâmico e complexo, à semelhança das modernas sociedades pluralistas, no sentido de reconfigurarem as dinâmicas institucionais em função de uma maior abertura à participação pública.

O MPLA orienta a sua acção nesta dinâmica, adaptando-se à dialéctica do tempo e dos acontecimentos.

O Jornal ÉME vem aprimorando a sua temática com publicações sobre as principais realizações do Partido, no âmbito da sua actividade interna e externa, bem como matérias do Executivo angolano e outras de interesse público.

O Jornal ÉME, no formato físico, tem uma periodicidade quinzenal e é distribuída para todas as províncias.

GENÉRICO

DIRECÇÃO: Emanuel Mangueira da Silva – Director (emangueira@hotmail.com), Fernando Jaime – Administrador e Hermínia Tiny – Chefe de Redacção (hermidalvas@hotmail.com)

REDACÇÃO: Ferraz Neto, João Valente, Joaquim Guilherme, Nelson José e Domingos Luís Ganga.

FOTOGRAFIA: João Luís, Domingos Gaio e Augusto dos Santos.

EDIÇÃO GRÁFICA: Leonel Ganho e António Pompílio.

ADMINISTRAÇÃO: Fátima Daniel – Secretária de Direcção, Marisa de Oliveira – Secretária de Redacção e Ângelo Vunda – Distribuição e Vendas

DIRECÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E REDACÇÃO: Sede Nacional do MPLA, 3º andar/DIP/CC;

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: ANGOP

RESPONSABILIDADE EDITORIAL: Secretariado do Bureau Político do MPLA

INSCRITO NO MINISTÉRIO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL SOB O Nº: 129/B/96

Propriedade: MPLA

www.mpla.ao