Jornal ÉME – Luanda – 29.08.24 – O Presidente da República, João Lourenço, orientou, quarta-feira (28) na cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, uma reunião com o governo local, no quadro da estratégia de governação, que visa actuar sobre os desafios e constrangimentos nesta região.

Na visita de trabalho de algumas horas à província do Zaire, João Lourenço fez-se acompanhar da Primeira – Dama da República, Ana Dias Lourenço.Com a participação de Ministros de Estado e Ministros, o Chefe do Estado angolano tomou contacto com um relatório pormenorizado sobre a vida socioeconómica da província.

O governador local, Adriano Mendes de Carvalho, apresentou o quadro geral da província que dirige, com destaque para o sector social, nomeadamente os aspectos ligados à Educação, Saúde, Ensino Superior, Acção Social, Familia, Mulher, Juventude e Desportos, Justiça e Direitos Humanos.

De acordo com o relatório do responsável máximo pela região, um capítulo particularmente crítico é o volume e a extensão do contrabando de combustível e de produtos da cesta básica, fenómeno contra o qual urge a mobilização de medidas à altura do problema.

Um estádio de futebol com capacidade provável de oito a dez mil espectadores vai ser construído na cidade de Mbanza Congo e as verbas necessárias deverão constar no próximo Orçamento Geral do Estado (OGE 2025), o projecto faz parte dos resultados saídos da reunião.

No mesmo encontro ficou decidido que a província receba outra infraestrutura essencial para a promoção do desporto, um Pavilhão Multiuso, a edificar na cidade do Soyo.

Uma nova ligação rodoviária (estrada) Soyo/Mbanza Congo, obedecendo a um traçado que encurte a distância entre as duas cidades, foi também considerada, tendo em conta a sua importância estratégica.

Sistemas de abastecimento de água para o Soyo e Mussera fazem também parte das infra-estruturas definidas na reunião como necessárias e que devem ser concretizadas.