Jornal ÉME – 14.02.22 – Uma delegação do Secretariado Nacional da JMPLA efectuou (12/02) no bairro da Vuanvala, arredores da cidade de Malanje, uma visita de cortesia à residência oficial do Rei do Ndongo, Buba Nvula Dala-a-Mana.

Encabeçada pelo primeiro-secretário nacional da JMPLA, camarada Crispiniano dos Santos, a comitiva manteve um encontro com o Soberano para se inteirar do estado actual da “Corte Real”, saudar Sua majestade e abordar alguns aspectos ligados à vida interna do Reino do Ndongo.

O Reino do Ndongo integra as províncias de Malanje, Cuanza-Norte, Bengo e Luanda. O Soberano  manifestou satisfação pela visita, e aproveitou a ocasião para apresentar as preocupações relacionadas ao estado degradado das vias de acesso que dificultam o escoamento dos produtos do campo para à cidade e vice-versa.

A falta de emprego e habitação para os jovens, a requalificação dos túmulos do Rei Ngola Kiluanje e da Rainha Njinga Mbande, na localidade de Muculo a Ngola, no município de Marimba, constaram igualmente das questões apresentadas ao camarada Crispiniano dos Santos.

Por sua vez, o primeiro-secretário nacional da JMPLA encorajou o Soberano a prosseguir na árdua missão de transmitir os valorosos ensinamentos à nova geração para que os jovens possam contribuir com o seu saber para a sã convivência nas sociedades.

O político procedeu à entrega de diversos produtos de primeira necessidade, entre os quais arroz, massa alimentar, açúcar, óleo e materiais de biossegurança para o combate a pandemia da covid-19.  

O rei do Ndongo celebrou no passado dia 1 de Janeiro, o seu 100.º aniversário, numa cerimónia que aconteceu na sua residência oficial, e que foi prestigiada por familiares e membros do Governo Provincial de Malanje.

Buba Nvula Dala-a Mana, nasceu ao 1 de Janeiro de 1922, na localidade de Banje-Ya-Ngola, no município de Caombo.

A “corte real” é composta por membros que são os guardiões e que cuidam dos túmulos dos ancestrais Ngola Kiluanje, Rainha Nginga Mbande, sepultados na aldeia de Muculo-a-Ngola, no município de Marimba, a 210 quilómetros a norte da cidade de Malanje.

Texto: JG/DN

Fotos : DG