Jornal ÉME – Luanda – 08.11.23 – A Vice – Presidente do MPLA, Luísa Damião, presidiu nesta quarta-feira (08) no Anfiteatro da Sede Nacional do Partido, em Luanda, a cerimónia comemorativa do 49.º aniversário da chegada da primeira delegação oficial do Partido à cidade capital, chefiada pelo camarada Lúcio Lara.

Testemunharam o acto, o Secretário para Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e Secretário-Geral do MPLA em exercício, demais membros do Secretariado do Bureau Político, do Conselho de Honra, bem como deputados à Assembleia Nacional.

Ao intervir na cerimónia, a Vice-Presidente do MPLA considerou que, ao assinalar-se o “8 de Novembro”, “celebramos e homenageamos, a gesta heróica destes valorosos homens e mulheres, que no seu tempo, souberam de maneira altruísta, interpretar e assumir as responsabilidades que se impunham, no que se refere à salvaguarda dos mais nobres anseios e aspirações do Povo angolano”.

Luísa Damião referiu também que a gesta heróica que culminou com a chegada da primeira delegação oficial do MPLA a Luanda, foi resultado de um longo processo de luta armada iniciado pelo MPLA no longínquo ano de 1961, jornada que exigiu dos angolanos um elevado sentido patriótico e determinação para compreender as vicissitudes impostas pela luta.

“Passados 49 anos, o MPLA deve, sempre que necessário, olhar para o passado e, de lá buscar referências que o galvanizem a enfrentar os desafios do presente e do futuro”, vincou.

Ao falar da trajetória do MPLA, apontou que “desde a sua génese, o Partido contou sempre com a entrega abnegada das mulheres através da vitalidade da sua organização feminina a OMA e a força dos jovens filiados na JMPLA e com a sagacidade e coragem dos mais velhos”.

Durante o acto, foi exibido um vídeo que retrata vários momentos da chegada, recepção e acomodação da delegação, circunstâncias vividas com muita euforia e emoção por mais de 300 mil pessoas que acorreram no então Aeroporto “Craveiro Lopes”, actual “Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro”.

Marcaram também presença na cerimónia, o Primeiro Secretário do Comité Provincial de Luanda do MPLA, Manuel Homem, directores de Departamentos e Gabinetes do Comité Central do MPLA, membros da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda, e demais convidados.

Texto: DN
Fotos: DG