Jornal ÉME – Luanda – 09.11.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, ao apelar para a necessidade da preservação das lições de aprendizagem, que marcou a chegada da Primeira Delegação Oficial do MPLA à Luanda, exortou, quarta-feira (08), a juventude e as novas gerações a se apropriarem e difundirem o legado histórico do acontecimento.

Luísa Damião discursava no auditório da Sede Nacional do MPLA, em homenagem aos 49 anos do desembarque triunfante dos 27 integrantes da patriótica Comitiva do MPLA, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no dia 8 de Novembro de 1974,enfatizou o reforço da identidade patriótica, visando a participação activa dos jovens no processo de desenvolvimento do País.

Tal como expressou a Vice-Presidente do MPLA, “estamos perante uma soberana ocasião, para revisitarmos a nossa história, a fim continuarmos firmes e resilientes a lutar na certeza de que com a força do passado e do presente continuaremos a construir um futuro melhor”.

No seu discurso enfático, assinalou que no “8 de Novembro de 1974, celebramos e homenageamos, igualmente, a gesta heróica destes valorosos homens e mulheres, que no seu tempo, souberam de maneira altruísta, interpretar e assumir as responsabilidades que se impunham, no que se refere à salvaguarda dos mais nobres anseios e aspirações do Povo angolano”.

No ensejo do 49.º aniversário da chegada da Delegação do MPLA a Luanda, relembrou a dedicação e toda a força e juventude, que estes nacionalistas deram para o alcance do propósito supremo, que era a descolonização de Angola e a proclamação da Independência Nacional.

A número dois da hierarquia da Direcção do MPLA, explicou aos presentes, que a “gesta heróica do 8 de Novembro de 1974, foi resultado de um longo processo de luta armada iniciado pelo MPLA no longínquo ano de 1961, jornada que exigiu dos angolanos, directamente ligados à guerrilha e não só, um elevado sentido patriótico e determinação para compreender as vicissitudes impostas pela luta, e responder convenientemente à cada fase do processo em si”.

“Neste sentido, um dos momentos inolvidáveis deste percurso e que reputamos como efectivamente determinante para os passos subsequentes da luta, foram os acordos de Luameji, na província do Moxico, entre o MPLA e as autoridades coloniais portuguesas, assinados a 22 de Outubro de 1974, cujo protagonista da parte do MPLA foi o Guia Imortal, o Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto”, lembrou Luísa Damião.

A dignitária apelou para a necessidade de se “continuar a assinalar a dimensão histórica do percurso que nos levou à Independência de Angola, transmitindo às novas gerações de militantes e aos jovens de forma geral que a chegada do MPLA a Luanda não foi uma mera acção espontânea, e muito menos um presente da potência colonizadora”.

No seu discurso, Luísa Damião também argumentou sobre a determinação, a estratégia política e grande sentido de missão de homens e mulheres, sobretudo, jovens, que na sua época, entregaram-se à guerrilha para realizar Angola e aos angolanos.

“O MPLA deve, sempre que necessário, olhar para o passado e, de lá buscar referências que o galvanizem a enfrentar os desafios do presente e do futuro, reconhecendo sempre que, desde a sua génese, o Partido contou sempre com a entrega abnegada das mulheres através da vitalidade da sua organização feminina a OMA e a força dos jovens filiados na JMPLA e com a sagacidade e coragem dos mais velhos, a par da solidariedade das organizações sindicais como a UNTA, devidamente representadas na primeira delegação oficial do MPLA a Luanda em 1974”, destacou.

“Os desafios inerentes a mobilização e ao reforço da inserção do Partido na sociedade são hoje, colocados sob novas perspectivas”, frisou.

 Desse modo, disse “fica claro que o MPLA tem na sua memória exemplos que podem inspirar e dar luzes sobre o que fazer e como fazer para lograr os êxitos pretendidos no actual contexto”, enfatizou a Vice-Presidente do MPLA.

Luísa Damião concluiu a intervenção, reiterando “que o espírito heróico dos protagonistas do 8 de Novembro de 1974, deve continuar presente nas gerações actuais de dirigentes e militantes do MPLA para continuarmos a enfrentar os desafios políticos actuais e do futuro, com honestidade, comprometimento e patriotismo”.

Texto: NBS
Fotos: DG