Jornal ÉME – Luanda – 29.04.24 – O Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA iniciou no sábado (27) em Luanda, a realização de um ciclo de homenagens aos heróis da canção revolucionária pelo contributo prestado no fortalecimento da identidade cultural angolana, cujo acto de abertura foi presidido pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

O cantor e compositor, Matadidi Mário Bwana Kitoko, foi o primeiro a ser distinguido no rol dos heróis da canção revolucionária, na cerimónia que teve lugar na Tenda do Centro de Conferências de Belas, e que contou com presença do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, e de membros de proa da Direcção do Partido.

Na ocasião, a Vice-Presidente do MPLA, destacou que “o futuro que estamos a construir com todas as forças da Nação tem um sentido especial quando reconhecemos àqueles que lá atrás de forma abnegada desbravaram o caminho, deixando as suas impressões digitais e inscrevendo os seus nomes com letras de ouro, com o seu saber, experiência, arte e mestria”.

Ao caracterizar o percurso do cantor, Luísa Damião, referiu que o homenageado faz parte de uma geração de músicos angolanos que deram outro sentido a revolução, naquele período, e que alcançou a pirâmide da expressão musical, só comparável ao sucesso do carismático e grande agrupamento Kissanguela.

O projecto Heróis da Canção Revolucionária desdobra-se em várias acções de natureza social e cultural e tem o proposito de realizar visitas de solidariedade e de humanismo, princípios que caracterizaram a matriz fundacional do MPLA e do seu percurso de lutas e vitórias.

Já a directora do Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, Anabela Dinis, explicou que o ciclo de distinções aos heróis da canção revolucionária é um projecto político e cultural que visa reconhecer os cantores e compositores que marcaram importantes momentos no processo da conquista da Independência Nacional.

O acto ficou marcado com a condecoração do homenageado com a Medalha “17 de Setembro” Primeiro Grau, uma alta distinção atribuída a personalidades singulares e colectivas que, de forma abnegada e reiterada tenham contribuído, durante mais de 30 anos, para a prossecução dos objectivos defendidos pelo MPLA.

A gala de homenagem contou com o suporte musical das Bandas FM e Movimento, e teve participações de cantores da praça nacional, com realce para Samanguana, Simão Nsingui, Santocas e Acácio.

Testemunharam igualmente o acto, os membros do Secretariado do Bureau Político, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, membros do Comité Central e da Comissão Executiva do Comité Provincial do Partido, diplomatas, músicos, compositores, entre outras individualidades.

Texto: DN
Fotos: DDS