Jornal ÉME – 29.04.24 – O Presidente da República, João Lourenço, está a efectuar desde domingo (28), uma visita oficial de dois dias, a República da Coreia do Sul, no quadro da estratégia do Executivo angolano de atrair investimentos estrangeiros.
Na visita a República da Coreia do Sul, João Lourenço faz-se acompanhar do ministro das Relações Exterior, Teté António, e do ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, constaram da agenda da comitiva angolana, encontro de cortesia com o seu homólogo coreano, Yoon Suk Yeol, com assinaturas de acordos de reforço da cooperação bilateral.
O Estadista angolano teve igualmente, encontro de cortesia com o presidente da Assembleia Nacional, Kim Jin-Pyo, participou de um fórum económico com empresários sul coreanos, onde foi espelhado as oportunidades de negócios do país, e por último, manteve encontro com a comunidade angolana residentes na Coreia do Sul.
Segundo o ministro angolano das Relações Exteriores, Teté António, Angola e a Coreia do Sul mantêm excelentes relações, com mútuas vantagens, e consultam-se constantemente, para abordar assuntos de carácter domésticos e internacionais.
A República da Coreia do Sul tem a exportação, como, um dos principais vectores de crescimento económico no país, com realce para equipamentos de telecomunicações, semicondutores, computadores, automóveis, aços e navios, que têm como principais mercados, a China, os Estados Unidos da América e o Japão.
As relações entre os dois países foram estabelecidas em 1992, instalando-se no sector da construção naval, automóveis, máquinas agrícolas, produtos farmacêuticos e energias renováveis.
Texto: NJ