Jornal ÉME – Bié – 20.05.24 – Cerca de três mil e 346 hectares de trigo foram plantados no município do Chinguar, província do Bié, na presente campanha agrícola, com o intuito de cultivar em grande escala e transformar a região no maior celeiro do produto em Angola, informou o director municipal da Agricultura, Paulo Adolfo.

O responsável prestou estas declarações durante a visita de constatação da Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, aos campos de cultivo, no âmbito da implementação da segunda fase do Roteiro Kudima na região centro e sul do País.

Segundo Paulo Adolfo, do total de três mil e 346 hectares de trigo semeado, três mil estão por conta do sector empresarial e 346 no sector familiar, com uma previsão de colheita de 900 toneladas, para abastecer a província e territórios vizinhos.

Por sua vez, a Secretária-Geral da OMA manifestou a sua satisfação pelo nível de produção de diferentes alimentos, que têm contribuído para a autossuficiência alimentar das famílias e no aumento dos rendimentos das cooperativas organizadas.

Joana Tomás encorajou as proprietárias das cooperativas e associações agrícolas a darem seguimento dos seus trabalhos, e apelou o empresariado local e os bancos comerciais a prestar apoios e conceder créditos bancários para impulsionar as actividades.

A produção do trigo em grande escala conta com o apoio do governo angolano, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário, do Ministério da Agricultura, que fornece sementes, fertilizantes, adubos, e demais meios de trabalho. Com uma população maioritariamente camponesa, o município é forte na produção de outros alimentos como o milho, feijão, café, arroz, batata rena e doce, e a massambala.

Actualmente o município conta com 46 cooperativas agrícolas constituídas e legalizadas, 268 associações de camponeses, entre os quais, 2 mil e 200 produtores individuais, e um total de 28 mil famílias camponesas cadastradas.

Texto: DN