Jornal ÉME – Luanda – 09.11.23 – A Secretária-geral da OMA e Vice-presidente da Região Africana da Federação Internacional de Mulheres, Joana Tomás, participou de 7 a 9 de Novembro, em Madrid (Espanha), na Reunião do Comité Mundial da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM).
A presidente da FDIM, Lorena Peña, deu início dos trabalhos observando um minuto de silêncio pelas vítimas do genocídio instado pelo Estado de Israel sobre o povo palestino na Cisjordânia e Faixa de Gaza.
A sessão de abertura fez também uma homenagem à heroína da Guerra Civil espanhola, Dolores Ibarruri, conhecida como La Pasionaria.
As participantes apreciaram, durante três dias, o relatório da presidência e das quatro regiões mundiais, a revisão e o lançamento do plano de acções, entre outros tópicos.
A reunião contemplou a apresentação e discussão de temas como a análise da conjuntura internacional, os novos desafios da FDIM e as consequências da guerra sobre as mulheres.
Esta importante reunião, que contou com a presença da representante do Secretariado Nacional do MDM, Regina Marques, e 35 delegadas de quatro continentes, abordou ainda a situação do conflito na Palestina e o mecanismo de mobilização de novas filiadas à FDIM.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) Espanha, que acolheu esta reunião, na saudação de boas-vindas às delegadas informou sobre a situação escaldante que se vive em Espanha, face à difícil formação do Governo.
A marcha pela paz na Praça da Constituição, com a participação de vários movimentos feministas, fez parte da agenda de trabalhos da Reunião do Comité Mundial da FDIM.
Texto: JG