Jornal ÉME – Luanda – 27.04.24 – O cantor e compositor angolano, Matadidi Mário Bwana Kitoko, foi alvo de uma singela homenagem neste sábado (27) na Tenda do Centro de Conferências de Belas, em Luanda, pelo seu contributo à música revolucionária e ao fortalecimento da identidade cultural angolana, numa iniciativa do Bureau Político do Comité Central do MPLA.
O evento foi testemunhado pela Vice- Presidente do MPLA, e esteve enquadrado no ciclo de homenagens aos heróis da canção revolucionária.
Outros membros de proa da Direcção do Partido e do Estado, marcaram presença marcante, entre os quais o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, membros do Secretariado do Bureau Político, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado entre outras indivualidades.

Ao intervir na cerimónia, Luísa Damião, disse que o acto de homenagem à Matadidi Kitoko, é um sinal de reconhecimento da sua obra que num período muito difícil da história angolana contribuiu para galvanizar, mobilizar e inspirar os angolanos para a liberdade e para a Independência Nacional.
A este respeito, a Vice-Presidente do MPLA , referiu que Matadidi Mário “Bwana Kitoco”, faz parte de uma geração de músicos angolanos que deram outro sentido a revolução, naquele período, em que eclodia a emoção e o desejo ardente de um povo que lutava para a liberdade e Independência do seu País.
Aludiu que o Projecto Heróis da Canção Revolucionária que já vem sendo realizado pelo Gabinete de Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, desdobra-se em várias acções de natureza social e cultural que tem estado a fazer visitas de solidariedade e de humanismo, princípios que caracterizaram a matriz fundacional do Partido e do seu glorioso percurso de lutas e vitórias.

“Esta é a nossa mais do que merecida homenagem a um filho desta pátria que naquela altura terá regressado a sua terra, para se juntar a luta através da canção revolucionária, vinculada a uma estética musical que oscilava entre a mais profunda tradição africana e os segmentos mais ousados da pop music e do funk norte americano, com temas que revisitaram o amor, a política, a morte e os problemas sociais” asseverou a dirigente.
Sob a apresentação do mestre de cerimónia, Sebastião Lino, a gala de homenagem decorreu num ambiente festivo, e contou com o suporte musical das Bandas FM e Movimento, e teve participações de cantores da praça nacional, com realce para Samanguana, Simão Nsingui, Santocas e Acácio que interpretaram as letras e canções do homenageado.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA outorgou ao cantor Matadidi Kitoko a Medalha “17 de Setembro” Primeiro Grau, uma alta distinção atribuída a personalidades singulares e colectivas que, de forma abnegada e reiterada tenham contribuído, durante mais de 30 anos, para a prossecução dos objectivos defendidos pelo MPLA.
Coube à Vice-Presidente do MPLA outorgar ao homenageado a distinção pelos relevantes serviços e elevado sentido patriótico em prol da promoção, valorização e fortalecimento da cultura e da identidade nacional.
Este percurso artístico proporcionou aos angolanos momentos inesquecíveis de elevado simbolismo que permanece registado na memória colectiva do povo angolano.
Matadidi Kitoko nasceu a 6 de Julho de 1942, em Kinshasa, tendo integrado em 1961, a Orquestra OD Jazz, que foi um dos percursores do início da sua carreira musical.
Estiveram igualmente presentes na cerimónia, o Primeiro-Secretário Provincial do MPLA de Luanda, Manuel Homem, membros do Comité Central e da Comissão Executiva do Comité Provincial do Partido, diplomatas, músicos, compositores, e distintas entidades ligadas à vida política, económica, cultural e social do País.
Texto: DN
Fotos: DDS