Jornal ÉME – Luanda – 23.03.23 – A co-organizadora da Antologia de Poesia Angolana, intitulada “Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: A flor”, Irene Guerra Marques, foi homenageada, na terça-feira (21), em Luanda, pela Mayamba Editora, pelo seu contributo prestado à cultura angolana.
A homenagem foi realizada no âmbito do projecto da editora “Autor do mês”, intitulada “Aplausos à poesia”.
Em declarações à imprensa, a assistente editorial da organização, Edmira Manuel, disse que o acto serviu para acarinhar a personalidade ligada à cultura, estudo e conhecimento das letras angolanas.
Explicou que o momento foi associado ainda à celebração do Dia Mundial da Poesia e do autor do mês, como forma de reflectir a poesia, incentivar o gosto pela leitura e a elevação da literatura.
Irene Guerra Marques afirmou que o gesto gerou em si uma sensação de alegria, serviu para rever vários estudantes e celebrar o dia da poesia em particular e dos poetas angolanos no geral.
A homenageada salientou que esse reconhecimento foi um momento importante dos seus feitos na poesia e cultura em si, enquanto ainda em vida para que pudesse testemunhar o gesto nobre e pequeno, mas de grande valor para si e a sua carreira.
Acrescentou que a literatura angolana está no bom caminho, por existirem já muitos jovens a dedicar-se a essa causa e com muita qualidade.
Terminou dizendo que a acção deve ser extensiva a outros artistas, pois são muitos que têm feito o melhor de si para que o país brilhe no capítulo da poesia e literatura angolana.
Natural de Luanda, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professora de Língua Francesa e de Língua e Literatura Portuguesa.
Desempenhou igualmente as funções de directora do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural e de assessora principal do vice-ministro da Educação e Cultura para a Reforma Educativa, entre outras actividades.
Texto: DN