Jornal ÉME- Luanda – 23.03.23 – Uma comitiva do MPLA, chefiada pelo secretário do Bureau Político para a Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, visitou na quarta-feira (22), em Luanda, a Sede da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos – Confederação Nacional dos Sindicatos de Angola (UNTA-CS) para, dentre outros objectivos, constatar o funcionamento da estrutura sindical.

O encontro e a visita às distintas áreas das instalações da UNTA, enquadrou-se numa programação da direcção central do MPLA para interagir com a direcção da Organização.

Durante a reunião, Gonçalves Muandumba afirmou que o diálogo com os movimentos sindicais é uma boa plataforma estratégica de relacionamento.

O político é de opinião que a UNTA é um movimento forte que defende os interesses de todos os trabalhadores angolanos, sem distinção de filiação partidária e credo religioso.

O político aconselhou os membros da UNTA-CS prestes à reforma a deixarem as suas experiências para as novas gerações. “O que faz um país e uma organização viver é a experiência de cada um em cada momento”.

O membro do Bureau Político assegurou que os constrangimentos e as preocupações apresentadas no encontro serão levadas a nível superior, no sentido de resolver os problemas, reconhecendo a necessidade de assegurar uma boa reforma dos trabalhadores.

Gonçalves Muandumba recordou que a UNTA sempre defendeu a questão do aumento do salário mínimo nacional e a revisão da Lei Geral do Trabalho (LGT).

Ao tomar a palavra, o secretário-geral da UNTA, José Joaquim Laurindo, agradeceu a visita do MPLA e fez um balanço positivo das suas acções. Referiu-se também ao trabalho que a UNTA tem desenvolvido para o entendimento sobre as incompatibilidades de funções.

A reunião do MPLA e a UNTA contou com a participação da secretária do Bureau Político para a Política Social, Maricel Capama, do director do Departamento de Organização e Inserção na Sociedade, Ventura de Azevedo, de assistentes e outros quadros do Partido.

A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA) é uma confederação sindical de âmbito nacional, abreviadamente designada UNTA-CS, constituída pelas associações sindicais nela filiadas. Tem a sua sede na Avenida Rainha Ginga, em Luanda.

Texto: JG