Jornal ÉME – Luanda – 10.04.24 – A Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, realizou hoje (10) uma visita de trabalho ao Comité Provincial de Luanda, para se inteirar do grau de cumprimento das acções desenvolvidas pelos departamentos provincial, municipais e distritais para os assuntos económicos e sociais a nível da província de Luanda.

A acção partidária que serviu também para avaliar o estado de organização e funcionamento do sector social na província, esteve enquadrada no âmbito das visitas regulares de ajuda e controlo levado a cabo pelo Departamento para a Política Social do Comité Central do MPLA.

Ao intervir na sessão, Maricel Capama, referiu que as visitas têm o objectivo de analisar as questões relacionadas com o cumprimento das políticas e metas estabelecidas no Programa de Governo do MPLA para o quinquénio 2022/2027, olhando sobretudo paras os assuntos sociais.

Maricel Capama salientou, que o Partido está comprometido com a promoção de parcerias multissectoriais e envolver activamente a sociedade civil na formulação e implementação de políticas sociais em prol da satisfação dos interesses das populações.

Ao proferir a mensagem de boas-vindas, o segundo secretário provincial do MPLA, Ermelindo Pereira, considerou a área social um “braço” importante da acção política do Partido, por permitir o contacto direito com a população no seu todo, e conhecer os reais anseios e aspirações dos cidadãos.

Constam entre outros objectivos do programa de visitas, avaliar o impacto social da implementação do Programa de Fortalecimento de Protecção Social “Kwenda”, Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza e o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.

Fazem ainda parte do programa de trabalhos, a coordenação de acções de alfabetização e outras iniciativas sociais que possam impactar positivamente a vida dos cidadãos nas comunidades de residência.

Para o dia de hoje, o programa de visitas de ajuda e controlo prevê a deslocação ao município de Icolo e Bengo, para a constatação as obras em curso de distintas infraestruturas sociais inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Participaram também do encontro, os membros do Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial, secretários municipais e distritais dos departamentos para os assuntos económicos e sociais em Luanda, e demais convidados.

Texto: DN

Fotos: AP e DG