Jornal ÉME – Luanda – 11.04.24 – Desde as primeiras horas de quarta-feira (10) a Secretária do Bureau Político do MPLA para Política Social, Maricel Capama,
iniciou um percurso a várias instituições partidárias e sociais da província de Luanda, com ênfase para o Hospital Municipal de Catete, como parte do programa de visitas de ajuda e controlo, que está a realizar.

Naquela unidade sanitária, Maricel Capama, acompanhada da Secretária do Departamento para Política Económica e Social (DAES) do Comité Provincial do MPLA de Luanda, Marcela Bessa, bem como de outros membros da comitiva, visitou entre os diversos compartimentos o banco de urgência do hospital, para se inteirar do seu funcionamento.


No local, conversou com o pessoal médico , trabalhadores , pacientes e respectivos familiares, assim como procedeu à entrega de medicamentos e outros materiais gastáveis no âmbito das visitas que efectua aos municípios da província de Luanda.


Maricel Capama, foi informada sobre as medidas implementadas para garantir o acesso à assistência médica aos cidadãos e sobre os diferentes tópicos ligados ao funcionamento do Hospital de Catete, que recebe também pacientes provenientes do município de Viana.

Sobre o assunto, transmitiu aos pacientes internados, que o Presidente João Lourenço anunciou que Viana vai albergar brevemente, um novo hospital e que beneficiarão de cuidados de saúde mais modernos e acessíveis.

Ainda no município de Icolo e Bengo, a comitiva visitou as obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em que algumas já foram inauguradas e outras, decorrem com uma execução abaixo do recomendado. Também constatou que alguns trabalhos estão paralisados por incumprimento dos empreiteiros.

A jornada incluiu também visita à construção e apetrechamento de um Centro de Saúde de referência na comuna de Cabiri, povoação de Banza Quitel, cuja execução física está na ordem de 74 por cento.

Composto por serviços administrativos , áreas de diagnósticos e tratamentos, consultas externas e internamentos, a empreitada vai custar aos cofres do Estado mais de quatro milhões de kuanzas.

Maricel Capama apontou que a paralisação das obras preocupa o MPLA por tratar-se de empreendimentos sociais que devem servir às populações, sobretudo, as escolas para o futuro das crianças.

“Enquanto Partido que suporta o Governo, vamos fazer a advocacia junto dos ministérios afins , que têm a missão de fiscalizar, acompanhar e resolver essa situação, para que prontamente nos próximos meses estas obras ” continuem a ser erguidas.

No cumprimento da agenda de trabalho que desenvolve a província de Luanda, com duração de três dias, Maricel Capama, reuniu posteriormente com a Secretária Provincial, os secretários municipais e distritais dos Departamentos para Política Económica e Social do Comité Provincial do MPLA de Luanda.

Texto: JG
Fotos: AP