Jornal ÉME – Luanda – 16.03.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, defendeu neste sábado (16), em Luanda, a necessidade de se cultivar a ética e a integridade no serviço público, com vista a assegurar ao cidadão uma prestação de trabalho com equidade, acessível e humanizado.

Luísa Damião, que procedia a abertura do Seminário sobre “A Ética e Integridade no Serviço Público”, organizado pela Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central do MPLA, revelou que desde 2017 o país tem implementado um conjunto de regras em distintos sectores da vida pública com este objectivo.

A dirigente do Partido disse que o “MPLA considera fundamental que os Códigos de Ética e Integridade no Serviço Público sejam assentes na qualidade, excelência, rectidão, imparcialidade, objectividade e prestação de contas”.

A Vice-Presidente do MPLA saudou a iniciativa da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria, por se revestir de capital importância no reforço da construção de uma sociedade assente nos princípios éticos, de justiça social, equidade, responsabilidade e responsabilização.

A alta dirigente do Partido entende que o serviço público deve sempre remeter-nos a uma actividade ou utilidade material para as populações que vivem dentro de uma jurisdição territorial. “Seja este serviço prestado directamente pelo Executivo, através do sector público ou, indirectamente, por empresas ou outras organizações sociais cuja finalidade é a satisfação das necessidades colectivas”, acrescentou.

A Vice-Presidente do MPLA exortou os órgãos da administração da justiça, a todos os níveis, a assegurarem as boas práticas.

“Essa é a hora e a vez da pedagogia, sim, mas sobretudo da responsabilização à luz da lei e demais normativos aplicáveis a essa matéria”, disse.

O seminário sobre “A Ética e Integridade no Serviço Público” discutiu vários temas, com destaque para “O Fundamento da Ética e da Integridade como Factores de Geração de Valores Comportamentais”, “A Importância da Integridade e do Compromisso Ético no Desempenho de Funções Públicas”, “O Contributo de Acções Inspectivas como Guardião das Boas Práticas de Gestão” e “A Empatia como Fundamento da Ética, Implicações Estatutárias.

Texto:JV
Fotos:DG