Jornal ÉME – Tanzânia – 28.03.23 – Uma delegação do MPLA chefiada pela camarada Hemingarda Fernandes, membro do Bureau Político do Comité Central, participa desde 27 de Março, na República da Tanzânia, numa formação de jovens em liderança partidária.

O evento promovido pelo Partido Chama Cha Mapinduzi, da Tanzânia, decorre na Escola Regional de Liderança Julius Nyerere até 9 de Abril, e vai abordar, entre outros assuntos, a capacitação de líderes dos partidos, fundamento das principais ideologias do mundo, interesses nacionais, nacionalismo e pan-africanismo, assim como as perspectivas históricas dos movimentos de libertação na África Austral. 

Governação partidária, ética e responsabilidade na liderança política, estratégia política, gestão de campanhas, resolução de conflitos entre partidos e intrapartidários, discurso público, comunicação, relações com a mídia e construção e gestão de imagem, fazem também parte dos temas a serem abordados.

Durante a formação, os intervenientes deverão partilhar práticas de trabalho político-partidário, com realce para os estudos de casos e partilha de experiências de reequipamento e equipamento de jovens para captura de poder nacional, liderança e gestão de mudanças, gestão económica, integração regional e agrupamentos africanos.

Com a realização deste evento, a Escola Regional de Liderança Julius Nyerere pretende melhorar a compreensão da estratégia eleitoral partidária, as principais ideologias e inclinações, as habilidades de pesquisa e análise, mobilização de fundos, gestão de recursos públicos, de pessoas e inteligência emocional.   

Participam igualmente no ciclo de formação dirigido aos quadros dos partidos políticos libertadores da África Austral delegações da ZANU-PF (Zimbabwe), ANC (África do Sul), SWAPO (Namíbia), Chama Cha Mapindunzi (Tanzânia) e Frelimo (Moçambique).

Fazem ainda parte da delegação angolana os membros do Comité Central do MPLA.

Texto: DN