Jornal ÉME – Luanda – 24.03.23 – Os deputados do Grupo Parlamentar do MPLA, realizaram, quinta-feira (23), na Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, em Luanda, uma campanha de plantação de árvores. A actividade inscreve-se no âmbito da responsabilidade social dos parlamentares e visa contribuir para a resolução dos problemas sociais, com particular atenção à questão ambiental.

Segundo a coordenadora da acção, Carla Cativa, a actividade cinge-se no quadro das celebrações do 21 de Março, Dia Mundial da Árvore, onde os deputados entenderam juntar-se aos esforços do Executivo e de outras organizações sociais, no sentido de pautar pela preservação do meio ambiente.

A deputada adiantou que foram mobilizados 82 parlamentares que prestaram o seu contributo, semeando 150 árvores de diversas espécies, com maior incidência para as acácias rubras, no município do Kilamba Kiaxi, 75 nos arredores da Vila do Gameck e 55 no município de Talatona.

Carla Cativa fez saber que a campanha teve início no dia 21 deste mês, com os grupos de deputados residentes nas províncias do Bié, Namibe, Cuanza Sul e Huíla.

A administradora adjunta para a Área Política e Social do Município de Luanda, Alcresia Cavala, disse que dentro das políticas públicas e as atribuições do município, “nós incentivamos e encorajamos esta actividade, porque representa saúde, bom ambiente para os munícipes e apelamos ao cuidado das árvores que é uma responsabilidade de todos”.

Segundo o representante do Gabinete do Ambiente do município de Luanda, Sílvio Alvarenga, a iniciativa associa-se ao programa do Governo de Luanda de arborizar todos os municípios, visto que as árvores têm a função de absorver o dióxido de carbono e libertar oxigénio, para que se possa ter melhor qualidade de vida.

A campanha, de âmbito nacional, teve início no passado dia 21 de Março, e decorre sob lema “Plantar uma Árvore é Cuidar do Amanhã”.

Para além dos parlamentares, o evento contou com as participações do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Empresa Elisal, militantes do Partido, e munícipes.

Texto: DN – Fotos: DDS