Jornal ÉME – Luanda – 18.03.24 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Esteves Carlos Hilário, concedeu uma conferência de imprensa nesta segunda-feira (18), na Sede Nacional do Partido, em Luanda, para expressar o ponto de vista do MPLA sobre a declaração de greve geral proferida pelas centrais sindicais.

Esteves Hilário começou por afirmar que o MPLA tem acompanhado o processo negocial entre o Executivo e as centrais sindicais e tomou conhecimento com preocupação da declaração de greve geral enunciada por aqueles parceiros sociais.

Fazendo uma breve retrospectiva, o Secretário do BP salientou que em 1991 o MPLA promoveu a aprovação da lei n. º 23/91, de 15 de Junho, lei da greve, ainda através da Assembleia do Povo.

Por considerar que o direito dos trabalhadores à greve é essencial para a construção do Estado Democrático de Direito que os angolanos estão a edificar, “o MPLA compreende e solidariza-se com as reivindicações dos trabalhadores, entretanto, compreende também a necessidade de harmonizar e equilibrá-las com a sustentabilidade das empresas e das famílias”, declarou Esteves Hilário em nome do Bureau Político.

O dirigente anunciou que “o Bureau Político do Comité Central do MPLA exorta as centrais sindicais a privilegiarem o diálogo como forma de resolução dos pontos divergentes do caderno reivindicativo, voltando, para o efeito, à mesa de negociações. Exorta, por outro lado, ao cumprimento escrupuloso da prestação dos serviços mínimos às populações nos exatos termos da lei, se e enquanto decorrer a greve.”

Neste sentido, o Secretário para a Informação do MPLA exorta o Executivo a manter a postura de diálogo, a fim de que sejam encontradas as melhores soluções que satisfaçam os interesses das partes, colocando sempre em primeiro lugar o interesse público.

“Apelamos a todos os angolanos a manterem a calma e a serenidade, cientes de que o bom senso prevalecerá”, sublinhou o membro do Bureau Político, que entende, por outro lado, que o “momento é desafiador e é uma soberana oportunidade para o fortalecimento dos laços entre o Executivo e as centrais sindicais, visando um futuro próspero e harmonioso para todos os angolanos.”

O Secretário do Bureau Político para Informação do MPLA, Esteves Carlos Hilário, ladeado nesta conferência de imprensa pelo presidente da bancada parlamentar do MPLA, Reis Júnior, respondeu a várias questões colocadas pelos jornalistas de vários órgãos de comunicação presentes no acto.

JV/EMS