Jornal ÉME – Zimbabwe – 18.03.24 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, defendeu no domingo (17) em Victória Falls, a necessidade de uma maior interação entre os partidos políticos de libertação nacional da África Austral, para a discussão dos principais desafios dos sete partidos irmãos da região austral.

O dirigente teceu essas considerações a margem da realização da 11.ª Reunião dos Secretários Gerais dos antigos movimentos de libertação nacional da África Austral, que decorre nos dias 18 e 19 do mês em curso, sob o lema “Unidade, Colaboração e Solidariedade na Defesa das Nossas Conquistas de Libertação contra o Neocolonialismo”.

Paulo Pombolo fez saber que, será discutida a possibilidade de organizar-se num dos países, a cimeira dos líderes dos partidos políticos, na perspectiva de serem abordadas a situação actual que a região vive em todos os domínios, e gizar um programa pragmático e que permita responder as aspirações dos partidos no quadro do novo panorama político.

De acordo com o interlocutor, esta plataforma visa fundamentalmente avaliar a situação política, económica, social, assim como o bem-estar dos cidadãos dos sete países que integram a região, mormente, Angola, África do Sul, Tanzânia, Moçambique, Namíbia, Botsuana e o Zimbabwe.

O Secretário-Geral recordou que, a última reunião foi realizada em terras de Robert Mugabe, sob a liderança da ZANU-PF. A perspectiva que havia na altura é que a coordenação das várias actividades para o actual encontro seria da responsabilidade do ANC.

Ao falar dos desafios alcançados pela plataforma, apontou a construção da escola Julius Nyerere, na República da Tanzânia, que contou com o apoio do Partido Comunista Chines, e que tem permitido a formação de quadros filiados à todos os partidos políticos da região austral.   

Concluiu que, o MPLA tem apresentado propostas concretas no sentido de fortalecer a plataforma, por via de propostas que têm permitido maior intervenção dos partidos na resolução dos problemas dos respectivos países e da região da Africa Austral de forma geral.

Texto: DN