Jornal ÉME – Zimbabwe – 17.03.24 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, desembarcou na tarde deste domingo (17) no Aeroporto Internacional de Victória Falls, Zimbabwe, onde vai participar nos dias 18 e 19 de Março, da 11.ª Reunião dos Secretários Gerais dos antigos movimentos de libertação da África Austral.

No local, Paulo Pombolo e a delegação que o acompanha foram recebidos pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola acreditado no Zimbabwe, Agostinho Tavares e de distintos membros da organização do evento.

Na ocasião, o dirigente avançou que pretende-se transformar esta plataforma num fórum dos Secretários Gerais que prepara as condições para a cimeira dos presidentes dos respectivos partidos políticos, no âmbito dos seis antigos movimentos de libertação da África Austral.

O certame vai decorrer sob o lema “Unidade, Colaboração e Solidariedade na Defesa das nossas Conquistas de Libertação contra o Neocolonialismo”.

Constam dos objevtivos da actividade, o aprofundamento das relações de amizade e de cooperação que unem os partidos políticos, forjadas durante a luta de libertação nacional pela independência dos seus países e povos.

Para além do MPLA, já se encontram no local do evento, delegações do Congresso Nacional Africano (ANC) da África do Sul, Chama Cha Mapimduzi, da Tanzânia,  Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo),  Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), da Namíbia, e a União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) do Zimbabwe.

Integram a comitiva partidária, o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, a Secretária Geral Adjunta da OMA, Esperança Pires, directores do Comité Central, nomeadamente, Maquento Lopes, Paulo Vicente e quadros do aparelho central do MPLA.

Texto: DN