Jornal ÉME – Zimbabwe – 17.03.24 – O Secretário – Geral do MPLA, Paulo Pombolo, participará no próximo dia 19 de Março, em Victória Falls, cidade do distrito de Huange, no Zimbabwe, na reunião dos Secretários Gerais dos seis Antigos Movimentos de Libertação Nacional da África Austral.

O encontro terá entre outros objectivos, avaliar os desafios sociopolíticos e económicos da região, aprofundar as relações de amizade e de cooperação que unem estas formações políticas, forjadas durante a luta de libertação nacional pela independência dos seus países e povos.

O certame vai contar com as participações de delegações do Congresso Nacional Africano (ANC) da África do Sul, Chama Cha Mapimduzi, da Tanzânia, Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), da Namíbia, e a União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) do Zimbabwe.

O evento de Victória Falls que obedece ao princípio de rotatividade de todos os países membros do fórum, será precedido por reuniões preparatórias das organizações sociais ligadas aos partidos dos antigos movimentos de libertação da África Austral, nomeadamente as Ligas dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional, das Mulheres e da Juventude.

Fazem ainda parte da delegação angolana, o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, a Secretária Geral Adjunta da OMA, Esperança Pires, directores do Comité Central, nomeadamente, Maquento Lopes, Paulo Vicente e quadros do aparelho central do MPLA.

Texto: DN