Jornal ÉME – Zimbabwe – 18.03.24 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, proferiu nesta segunda-feira (18) em Victória Falls, Zimbabwe, um discurso na sessão de abertura da 11.ª Reunião dos Secretários Gerais dos antigos movimentos de libertação da África Austral, cujo teor transcrevemos na íntegra, a seguir:

“Camarada Obert Moses Mpofu, Secretário Geral da ZANU PF, nosso anfitrião;

Camarada Sophia Nahango Shaningwa, Secretário Geral da SWAPO;

Camarada Fikile Mbalula, Secretário Geral do ANC;

Camarada Roque Silva Samuel, Secretário Geral da FRELIMO;

Camarada Emmanuel John  Nchimbi, Secretário Geral do CHAMA CHA MAPINDUZI;

Camarada Kavis Kario, Secretário Geral do Partido Democrático do Botsuana;

Camaradas Membros das delegações participantes;

Camaradas Membros da Direcção da ZANU-PF aqui presentes;

Caros Camaradas,

Ilustres convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores;

Permitam-me, saudar-vos, em meu nome pessoal e em nome da delegação que me acompanha, e transmitir-vos igualmente as fraternais saudações dos militantes do MPLA, dos seus Dirigentes, do Povo Angolano em geral e particularmente do nosso Presidente do Partido e da República de Angola, o CAMARADA JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO.

Queremos endereçar os nossos sinceros agradecimentos a ZANU-PF, pela hospitalidade e pelas excelentes condições de trabalho postas a nossa disposição, que nos garantem uma reunião exitosa dos Secretários Gerais dos seis Partidos, Antigos Movimentos de Libertação da África Austral.

Aproveitamos também esta ocasião para reiterar os nossos profundos sentimentos de pesar pelo desaparecimento físico do Presidente Geingob da Namíbia, e os nossos votos do reconforto ao povo namibiano.

Como é a primeira reunião neste formato, há já algum tempo, em que estivemos focados apenas na Escola Política conjunta, permitam-me informar-vos que em 24 de Agosto de 2022, Angola realizou as quintas eleições gerais, que proporcionaram ao MPLA e ao seu candidato o Camarada JOÃO LOURENÇO uma vitória com uma maioria absoluta de 51,17% do total dos votos válidos.

O MPLA colocou em execução o seu Programa de governo, na base do qual, o Executivo tem vindo a implementar a diversificação da economia, procurando tirar proveito das excelentes condições naturais que o país possui para a agricultura, pecuária, pescas, actividades mineiras, turismo e muito mais.

No sector social, Angola continua a desenvolver grandes investimentos na construção de escolas, hospitais, redes de distribuição de água e energia elétrica e a formação do capital humano que têm garantido a disponibilidade de serviços básicos aos nossos cidadãos e maior desenvolvimento das comunidades.

No âmbito da implementação desta importante estratégia, o Executivo Angolano Liderado pelo Presidente João Lourenço, tem vindo a promover acções com objectivo de melhorar a estabilidade macroeconómica, aumentar a produtividade interna e alcançar uma distribuição equilibrada do rendimento nacional, destacando para tal, os Programas de melhoramento do ambiente de negócios e privatizações de algumas empresas do sector empresarial Público.

Eu quero aproveitar esta oportunidade para assegurar-vos que os investidores dos vossos países, estão convidados a investir em Angola nas mais diversas áreas de intervenção e a candidatarem-se dentro deste novo ambiente económico que proporcionará oportunidades únicas de crescimento e vantagens recíprocas para os nossos empresários e países.

Estamos a edificar em Angola uma sociedade que queremos que venha a ser um modelo de sucesso e uma referência nos mais diversos domínios, tal como já vencemos várias batalhas no passado, estamos seguros de que venceremos também essa batalha do desenvolvimento económico e social.

Camaradas Secretários Gerais

Ilustres convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores;

Voltando à nossa Organização, realizamos de 23 a 25 de Janeiro de 2024, em Dar Es Salaam na Tanzânia, a Reunião dos Secretários Gerais, no âmbito da escola de liderança Professor Julius Nyerere, que foi bastante exitosa.

Nesta ocasião, saudamos os progressos registados no processo da adopção do Projecto final de Constituição da Fundação da Escola política e respectivas assinaturas, que permitirá o registo junto das autoridades tanzanianas, deste grande instrumento que colocamos a disposição dos nossos partidos

Demos assim um passo significativo para implementação da nossa aspiração comum, a criação deste importante mecanismo de formação política, técnica e partidária, que eleva o patamar das nossas relações, a partir de agora um novo ciclo começa.

Dedicamos também uma especial atenção ao Plano, ao Orçamento e ao calendário de ensino da Escola para o ano de 2024, assim como, a aprovação dos Membros indicados pelos seis partidos para o Conselho Executivo e o respetivo empossamento.

O MPLA vai continuar a trabalhar para que a sua contribuição anual seja regular apesar das dificuldades financeiras que são comuns aos nossos Partidos.

Temos agora a responsabilidade de abordarmos sobre o momento da Cimeira dos Presidentes dos nossos Partidos, tal como foi definido na última reunião, é uma tarefa delicada que não depende só da concertação das agendas dos nossos Chefes de Estado, mas também da oportunidade e da qualidade do conteúdo das temáticas a considerar neste fórum. É preciso que coloquemos as propostas na mesa para uma melhor discussão.

Camaradas Secretários Gerais;

Ilustres convidados;

E Minhas Senhoras e Meus Senhores;

As nossas Reuniões visam acompanhar a nova dinâmica Regional e internacional de desenvolvimento político, económico e social, e procurar o alinhamento das acções dos nossos partidos enquanto forças dirigentes das respectivas sociedades.

O conhecimento partilhado torna-se crucial particularmente se quisermos desenhar um futuro colectivo que reflicta os nossos objectivos e valores comuns.

Devemos ter por isso uma visão abrangente e global sobre como é que as tecnologias de informação e comunicação estão a mudar as nossas vidas e das gerações mais novas, e como é que estão a mudar o contexto económico, social, cultural e político dos nossos Países. Esta revolução não está apenas a mudar o “que” fazemos e “como” fazemos, mas também “quem” somos.

Nós constatamos ao longo dos últimos anos que as acções de intercâmbio entre os seis

Partidos têm estado mais focadas na dimensão bilateral, envolvendo partidos do nosso grupo do que multilateral.

Sabendo que juntos nós somos mais fortes, devemos fazer mais esforços para elevar o gau de relacionamento multilateral, identificando, os desafios de cada um e buscando, também como grupo, as soluções capazes de contribuir para atenuar as dificuldades que cada Partido encontra na implementação da sua acção política.

Os Partidos aqui reunidos constituem um pequeno grupo, com uma rica e vasta experiência de gestão da vida política, dos quais, nomeadamente, o ANC e a FRELIMO, enfrentarão brevemente eleições, auguramos que este processo confirme a vitória eleitoral expressiva dos nossos irmãos.

Quero por isso, aproveitar essa soberana oportunidade para apelar aos Partidos presentes, à juntarem-se aos esforços do ANC e da FRELIMO para renovarem a manutenção do poder político nos seus respectivos países, pois, como irmãos.

“A NOSSA VITÓRIA É A VOSSA VITÓRIA”.

Caros Camaradas,

Distintos Secretários Gerais,

É nossa convicção que, com os passos que temos vindo a dar para concretização da Escola de Liderança, iniciaremos uma nova etapa de construção de capacidades nos jovens políticos dos nossos respectivos Partidos e países, com vista a adopção prática de um novo paradigma de intervenção política no continente, partindo da África Austral e especificamente de KYBAHA, localidade que alberga a nossa Escola na Tanzânia.

Termino augurando que este Encontro dos Secretários Gerais, alcance os objectivos preconizados e reitero o empenho do MPLA em tudo fazer no sentido de reforçar a nossa acção e elevar assim, a nossa participação para o fortalecimento dos nossos Partidos amigos e consequentemente dos nossos respectivos países.

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA

MUITO OBRIGADO”.