Jornal ÉME – Luanda – 28.02.23 – O empenho de Angola no tratamento condigno dos refugiados foi reconhecido recentemente pela directora-adjunta regional para África do Auto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Wine Camilo, num encontro mantido com o Secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico.

Na reunião com Carlos Albino, Wine Camilo, considerou exemplar a actuação do Executivo angolano no caso dos refugiados, principalmente os vindos do Cassai, na República Democrática do Congo.

A diretora reconheceu a forma como Angola conduziu o processo de repatriamento destes refugiados, bem como o tratamento condigno dado aos que ainda residem no país.

Wine Camilo elogiou de igual modo as acções feitas para a livre circulação destes, assim como a integração social da maioria.

Por seu turno, o Secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, Carlos Albino, em representação do ministro do Interior, Eugénio Laborinho, classificou a agência das Nações Unidas uma referência em termos de proteção dos cidadãos do mundo, sobretudo, os refugiados.

O governante explicou que o Ministério do Interior em parceria com o ACNUR, tem promovido acções formativas de capacitação dos efectivos de distintos órgãos da instituição, a fim de dotá-los com conhecimentos teóricos e práticos, atinentes as matérias de gestão de fluxos migratórios, direitos humanos, asilos e tráfico de seres humanos.

Texto: JG