JORNAL ÉME – Luanda – 02.03.23 – O Presidente francês, Emmanuel Macron, inicia, nesta quinta-feira (02/03), uma visita de estado a Angola, naquela que será a sua segunda etapa do périplo africano.

Na capital angolana, o Chefe de Estado de França será acompanhado por empresários do sector agro-alimentar, infra-estruturas e energia.

Macron apresentou na segunda-feira, em conferência de imprensa, em Paris, as linhas gerais da sua visita a África que o vai levar ao Gabão, Angola, República Democrática do Congo, países com os quais a França pretende estabelecer parcerias estratégicas.

De acordo com um documento da presidência francesa a que o Jornal ÉME teve acesso, Macron, que chegará a Luanda depois de passar pelo Gabão, será acompanhado por responsáveis de empresas francesas “interessados em participar no desenvolvimento agrícola do país, da produção à distribuição”.

Os empresários vão participar, juntamente com actores do sector privado angolano, num fórum económico na presença do Presidente francês.

Além do sector privado, a cooperação franco-angolana em matéria agrícola passa por projectos de apoio a pequenas e médias explorações, através da Agência Francesa de Desenvolvimento, bem como a formação profissional agrícola e revitalização da fileira do café.

Emmanuel Macron tem também em agenda o plano educativo, com destaque para a Escola 42 de Luanda, que será aberta em Abril, com formação superior em programação e informática.

O primeiro campus da Escola 42 foi lançado em Paris em 2013, existindo actualmente 48 estabelecimentos em 27 países. O projecto de Luanda nasceu em 2021 e vai permitir que Angola tenha um campus informático de primeiro plano, apoiado com equipamentos de qualidade.

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, havia anunciado na semana passada a realização de uma sessão solene em homenagem ao Presidente francês, em Março, mas o dossier de imprensa do Eliseu não faz qualquer referência a essa matéria.

FN