Jornal ÉME – Luanda  – 02.03.23 – O Presidente francês, Emmanuel Macron, chega nesta quinta-feira (2) a Luanda, onde será recebido pelo seu homólogo angolano, o Presidente João Lourenço, tendo no topo da sua agenda de trabalho a expansão de uma relação bilateral que nos últimos 40 anos ganhou proporções sólidas em diversas áreas.

O Jornal ÉME apresenta, de forma sintetizada, as principais incidências das relações históricas entre os dois países.

A França tem mantido relações diplomáticas com Angola desde a sua independência. Mas só em 1982 é que os dois países firmaram os primeiros acordos diplomáticos, lançando as bases para a cooperação bilateral.

Até finais de 2016 as relações diplomáticas e de cooperação entre ambos os países foram se expandindo, evidenciando o interesse e desejo da França de fazer de Angola um parceiro privilegiado, não só no continente africano, mas sobretudo torná-lo num dos maiores destinos do investimento francês no estrangeiro.

Com a chegada do Presidente João Lourenço ao poder, o interesse de aproximação da França por Angola ganhou dinamismo sólido e até outros contornos, que foram para além das questões económicas e comerciais.

Estes interesses expandiram-se para as áreas como o da educação, apoio ao empreendedorismo, promoção de acções culturais, luta contra as alterações climáticas, bem como o apoio ao desenvolvimento e estabilidade regional, onde Angola está geograficamente inserida.

Desde o primeiro encontro de João Lourenço e Emmanuel Macron, em Julho de 2017, que o diálogo e os contactos mantidos ao mais alto nível têm sido regulares e constantes que na prática, segundo contas feitas, já resultaram para Angola “a proeza” de ter registado, nos últimos cinco anos, o melhor saldo na balança comercial com a França, no valor de dois mil milhões de dólares americanos.

A visita a Angola, do líder de uma das oito maiores economias do mundo, surge numa altura em que o empresariado francês manifestou o interesse em aumentar a sua presença no mercado nacional, com prioridade para a implantação de novos mecanismos de financiamento, com prioridade para os sectores agrícola e agro-alimentar ao nível da produção local.

Nesta visita, o Presidente Macron faz-se acompanhar também de investidores e fornecedores ligados aos sectores do saneamento, das águas, da produção de energia e ligação à rede, das telecomunicações, das tecnologias de informação, da saúde, assim como dos transportes e infraestruturas.

Texto: NBS