Jornal ÉME – Bengo – 15.02.24 – A necessidade de uma maior aposta no sector da agricultura familiar por constituir uma alavanca primordial para a garantia da segurança alimentar das comunidades, foi defendida nesta quarta-feira (14) no município dos Dembos, pela Secretária -Geral da OMA, Joana Tomás.
Ao chegar à província do Bengo, Joana Tomás, foi recebida pela primeira secretária provincial do MPLA, Maria Antónia Nelumba, com quem manteve um encontro de cortesia, onde foi abordado o programa geral de visita naquela região do País.
No cumprimento da sua agenda de trabalho, a Secretária Geral da OMA e a sua delegação percorreram mais de 130 quilómetros até ao município dos Dembos onde desenvolveu uma intensa jornada de campo.
Na ocasião, Joana Tomás manteve um encontro com a massa militante, onde apelou às presentes para um maior envolvimento na zona rural, para a dinamização da actividade produtiva, por representar um dos sectores fundamentais na produção de alimentos.
Já na Cooperativa Agrícola “Ondjo Yetu” foram entregues diversos meios de trabalho, como enxadas, catanas, fertilizantes, carro-de-mão, sementes e motobombas, de modo a alargar as áreas de produção para a autossuficiência alimentar das famílias, e tornar a província numa referência a nível do País.
Por sua vez, a associada da cooperativa, Domingas Fernando, apontou o acesso ao microcrédito, escoamento dos produtos para as cidades, aquisição de sementes, como as principais dificuldades que os agricultores enfrentam na região.
Relativamente a estas questões, Joana Tomás, garantiu trabalhar junto dos departamentos ministeriais de modo a ultrapassar as dificuldades que as populações enfrentam no exercício das suas actividades.
OMA ATENTA ÀS QUESTÕES SOCIAIS
Com vista a combater o analfabetismo no seio das mulheres da região foi construída um Jango de Alfabetização denominado “Deolinda Rodrigues”, com capacidade de 20 estudantes em cada turma, para lecionar de forma gratuita nos períodos da manhã e tarde.
Por outro lado, a Secretária Geral da OMA procedeu a entrega de materiais escolares, como cadernos, lápis, livros, borrachas, lapiseiras e réguas para impulsionar a actividade escolar na circunscrição.
“ONDE ESTÁ A MINHA CAMARADA”
No âmbito do programa “Onde Está a Minha Camarada” foram visitadas no município dos Dembos, três antigas dirigentes da Organização, nomeadamente, Rosa Milele, Manuela Domingos e Luzia Sebastião, como forma de reconhecimento pelo contributo prestado para o engrandecimento da OMA na municipalidade.
Por forma a minimizar a carência vivida pelas militantes, foram entregues diversos bens de primeira necessidade, utensílios domésticos e materiais de construção.
A jornada de campo do Secretariado Executivo Nacional da OMA prossegue hoje (15) na província do Uíge, onde serão desenvolvidas acções do género no município do Sanza Pombo.
Texto: DN
Fotos: HF/OMA