Jornal ÉME – Luanda – 17.05.24 – O Presidente da República, João Lourenço desloca-se nesta sexta-feira (17) para a província do Namibe, onde inaugura sábado, no município do Tômbwa, a nova sede do Parque Nacional do Iona.

Durante a visita que se estenderá por todo o fim de semana, João Lourenço vai também constatar a implementação de outros projectos económicos e sociais da região, bem como orientar um encontro alargado de trabalho com os membros do Governo Provincial, encabeçado pelo governador Archer Mangueira, para avaliar o grau de execução dos diferentes programas sectoriais do Namibe.

A inauguração da nova infraestrutura da área de conservação e gestão da biodiversidade do Parque Nacional do Iona, enquadra-se no processo de revitalização dos parques nacionais, fruto de uma parceria público-privada entre o Governo de Angola e a ONG-African Park, de origem sul-africana.

Situado no deserto do Namibe no canto sudoeste de Angola, com uma costa acentuada de 160-km contígua ao Oceano Atlântico, o Parque Nacional do Iona faz parte de uma área de conservação transfronteiriça (TFCA) com o Parque Nacional da Costa dos Esqueletos, na Namíbia.

Historicamente, o parque era habitado por rinocerontes e elefantes, mas ambas as espécies desapareceram por completo desta área e outros animais selvagens também foram dizimados.

As actividades humanas descontroladas das populações periféricas e do parque, incluindo a pastagem de gado, colocam ainda mais pressão nos seus ecossistemas.

A previsão é que o Chefe de Estado angolano permaneça naquela província até domingo, quando regressa a Luanda.

Texto: JG