Jornal ÉME – Bié – 17.05.24 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, reuniu-se na quinta-feira (16) na cidade do Cuito, com o responsável da Igreja Católica do Bié,  Padre Nicolau Tchiwewe, com quem abordou a agenda pastoral e questões relativas ao desenvolvimento socioeconómico da província .

O encontro decorreu no âmbito da digressão que o SG do MPLA, efectua às estruturas partidárias, sociais e económicas, dos municípios e comunas do Bié, para auscultar a população em geral, e encontrar soluções perante os desafios que as populações enfrentam.

A saída da audiência, Paulo Pombolo, apontou que o encontro com a direcção da igreja, serviu para receber e partilhar informações sobre a província, assim como, apresentar o programa de trabalho a ser desenvolvido durante os dias que permanecerá na província do Bié.

Ao falar do papel da Igreja Católica, considerou que esta instituição é uma parceira do Executivo angolano nos vários domínios, fundamentalmente, no sector da saúde e da educação e na promoção dos valores morais, éticos e espirituais, que prima para uma boa educação e na formação de bons cidadãos.

Entretanto, o vigário geral da Diocese do Cuito/Bié, Padre Nicolau Costa Tchiwewe, informou que o encontro serviu para abordar o papel desempenhado pela igreja na moralização da sociedade, como garante da coexistência pacífica e harmoniosa entre os cidadãos.

Além disso, opinou que os dirigentes do MPLA sempre que possível visitam as comunidades para saber dos problemas que afectam os cidadãos.

 “Um partido é sempre um instrumento indispensável não só para mobilizar o povo, mas sim, encontrar soluções perante os desafios que as populações enfrentam”, asseverou.

Neste sentido disse que “acredito que além daquilo que é especificamente partidário, sendo a mobilização das massas, é preciso dar sempre uma palavra de conforto as populações, e foi esta razão da presença da comitiva do MPLA”.

Texto: NJ