Jornal ÉME – Luanda – 12.09.23 – Comemora-se a 8 de Setembro o Dia Mundial da Alfabetização, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a sociedade sobre a importância do ensino como uma questão de dignidade e direitos humanos.
A visão do MPLA para o período 2022-2027, é a de que os angolanos tenham, acesso a um ensino de maior qualidade e rigor alcançando melhores resultados na aprendizagem, e para tal propõe-se reduzir a taxa de alfabetismo em todas as idades, baixando-a para menos de 20 por cento.
Este dia foi instituído em 1967 e é celebrado todos os anos, em todo mundo, como fundamental para equipar os indivíduos de conhecimentos, habilidades, competências relevantes, transformando a educação e moldando sociedades mais sustentáveis e pacíficas.
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), estimam em 76 por cento a taxa de alfabetização da população angolana maior de 15 anos, ou seja 24 por cento da população deste grupo etário não sabe ler nem escrever.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) definiu, no presente ano, como lema “Promover a Alfabetização para um Mundo em Transição: Construindo as Bases para Sociedades Sustentáveis e Pacíficas”.
Para alcançar essa agenda, os países e parceiros vislumbram um mundo futuro pacífico, justo, inclusivo e livre da pobreza, fome e das desigualdades.
Texto: JG