Jornal ÉME – Dundo – 12.09.23 – Camarada Deolinda Ódia Paulo Satula Vilarinho, Membro do Bureau Político do Comité Central, Primeira Secretária Provincial do MPLA e Digna Governadora Provincial da Lunda Norte;
Camarada Américo Kwononoka, Membro do Bureau Político e Coordenador do Grupo de Acompanhamento do SBP à Província da Lunda Norte;
Camarada Pedro Teta, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Secretário para as Tecnologias de Informação e Comunicação;
Camarada Maria Antonieta Baptista, Membro do Bureau Político e Coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central do MPLA;
Camarada Joana Tomás, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Secretária-geral da OMA;
Camarada Justino Capapinha, Membro do Comité Central e em Representação do 1º Secretário Nacional da JMPLA;
Camarada Hemingarda Fernandes, Membro do Bureau Político do Comité Central e Deputada à Assembleia Nacional;
Camaradas Membros do Comité Central do MPLA;
Camaradas Membros do Comité Provincial do MPLA;
Ilustres Deputadas e Deputados;
Camaradas Militantes, Simpatizantes e Amigos do MPLA;

Estamos muito felizes em pisar o solo desta rica terra e interagir com a família MPLA e com o nosso povo, fortemente contagiados pela vossa calorosa recepção e pelo abraço e sorriso acolhedor, traduzidos na curta, mas profunda saudação de boas vindas da Camarada Deolinda Vilarinho, dirigidas a mim e à delegação que me acompanha.
Permitam-me também cumprimentar as estimadas Autoridades Tradicionais e Entidades Religiosas;
Lunda Norte, Kutxi kanawa!
É com imensa alegria que vos transmito as calorosas e fraternais saudações da Direcção do glorioso MPLA e do seu Líder, o Camarada Presidente João Lourenço. Boa tarde!
Exprimimos a nossa forte e orgulhosa saudação aos militantes, simpatizantes e amigos do nosso Partido, pelo empenho e dedicação, demonstrados nas eleições gerais de 24 de Agosto do ano passado. Igualmente, quero agradecer uma vez mais, a heróica população da Lunda Norte que contribuiu para a vitória do MPLA e do Camarada Presidente João Lourenço. “Tunasakuila” Muito obrigado.
Vencida mais uma competição eleitoral, a luta continua e a vitória é certa, como dizemos entre nós, portanto, para confiarmos nas sendas das vitórias, temos novos desafios no âmbito da acção político-partidária e, sobretudo, da acção governativa, ou seja, de materializarmos os compromissos assumidos.
Por isso, lançamos no tempo apropriado a agenda política para o presente ano, resumida em 10 eixos, que nos impõe entre outros, trabalhar mais e comunicar melhor, tendo em conta os desafios do presente e do futuro.
Estimados camaradas;

A nossa intensa jornada de trabalho no Leste, que começou na Província do Moxico, Lunda Sul e agora na Lunda Norte, radica da necessidade de descermos às bases, para avaliarmos, em conjunto, os resultados e os constrangimentos com que nos deparamos no dia a dia na implementação da nossa agenda política.
Serve igualmente para o reforço da ajuda e controlo, mas, sobretudo, para mantermos um diálogo horizontal construtivo que premeie a unidade inabalável do nosso glorioso MPLA.
Estimados camaradas;
O nosso Partido está forte, porque tem militantes, dinâmicos, engajados e profundamente comprometidos com a nossa causa, para debelarmos os novos desafios, que exigem entre outros, continuar a revitalizar e a fortalecer as estruturas de base, através de um diálogo franco e aberto, assentes no princípio da crítica e da autocrítica.
Entre nós, devemos elevar o espírito de humildade, de camaradagem, de saber ouvir e escutar uns aos outros. O militante aprende com o dirigente e o dirigente aprende com o militante, juntos somos mais fortes e, por conseguinte, produzimos os melhores resultados.
A condição de ser dirigente de uma estrutura não nos coloca numa posição do sabe tudo. Devemos aprender uns com outros.
Temos de mudar de comportamentos e de atitudes negativas, os tempos são outros e exigem mais socialização e mais interajuda.
Queridos militantes, o nosso trabalho político não deve limitar-se entre nós. É preciso ter como foco a interação permanente com os cidadãos e uma criativa e inovadora inserção na sociedade, conforme tem reiterado o Camarada Presidente João Lourenço.
Igualmente, significa que as estruturas de base devem transformar-se num instrumento de diálogo permanente, de participação activa e de resolução de pequenos problemas da comunidade, obviamente gerando sempre soluções colaborativas.
Caros Camaradas;

Não devemos descurar o processo de educação política dos nossos militantes, na medida em que precisamos de resgatar a nossa mística, o sentido de amor ao MPLA e de compromisso.
Temos de preservar um dos trunfos que tem guiado o percurso de lutas e vitórias do MPLA, ancorados nos ideais dos pais fundadores do nosso Partido: a unidade de acção e de pensamento com o respeito pela diversidade.
Nesta árdua, mas nobre tarefa política, devemos elevar cada vez mais, a consciência ideológica, moral, ética, cívica e patriótica dos nossos militantes, simpatizantes e amigos.
Precisamos de promover, a nível das nossas estruturas do Partido e das suas organizações sociais, e outros espaços, como instituições de ensino superior, acções de debate político sobre a importância da defesa dos valores da paz, da unidade e reconciliação nacional, justiça social e direitos humanos.
Estimados camaradas;
Vivemos uma época em que os factos objectivos são menos determinantes para moldar a opinião pública do que os apelos à emoção e à opinião pessoal.
Uma era em que se assiste ao mau uso da internet e, sobretudo, das redes sociais para o assassínio de carácter, a ofensa gratuita, o ódio e, grosso modo, com a menorização dos princípios e valores éticos.
Um período em que os nossos adversários fazem o jogo do bota abaixo;
Nós, MPLA, devemos continuar a tirar proveito da internet e das redes sociais para o reforço da mobilização e activismo político, que sai agora reforçada, com a recente criação do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação, onde somos todos convocados para acção.
Devemos usar estes instrumentos para passar a imagem do nosso Partido.
Estimados camaradas;
A Lunda Norte é terra dos diamantes, mas o principal e verdadeiro diamante que temos, são os nossos jovens, que devem ser lapidados como um diamante e converterem-se em empreendedores que possam brilhar no mercado de trabalho e emprestarem o seu saber e talento, para o desenvolvimento do nosso país.
À propósito do início de mais um ano lectivo, quero aproveitar essa ocasião para saudar os jovens e professores da Lunda Norte e de todo o país, por ocasião de mais um ano escolar, que auguro profícuo para todos os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem.
Estimados Camaradas;
Ouvimos atentamente as vossas preocupações, parece-nos fundamental que se gerem consensos em relação aos postos de trabalho que são criados localmente, que não pode deixar de fora os jovens locais, porque vivem aqui, assim também prevenimos a fuga dos mesmos para outras paragens.
No Moxico, na Lunda Sul e aqui na Lunda Norte, a nossa juventude pede mais centros de formação técnico-profissionais, mais empregos, mais habitação, mais produtos bancários que possam potenciar o empreendedorismo. São preocupações legítimas, mas que carecem também da contribuição de toda a sociedade, na medida em que o Estado sozinho não pode fazer tudo.
O Executivo, liderado pelo Camarada Presidente João Lourenço, está a trabalhar arduamente para alterar o quadro actual da nossa economia. Recentemente tomaram-se importantes medidas económicas, cujo impacto esperamos vir a contribuir na redução dos preços dos produtos da cesta básica e melhorar a vida das nossas populações, que para o MPLA, são o ponto de partida e de chegada da nossa acção.
Por isso, temos todos a obrigação de juntar sinergias para o apoio incondicional ao nosso Líder, o Camarada Presidente João Lourenço, na complexa, mas nobre e patriótica tarefa de conduzir os destinos do nosso país.

Por tal notável facto, saudamos a presidência aberta e de proximidade que o Camarada Presidente João Lourenço, tem estado a imprimir, que permite sempre sentir o pulsar das comunidades, partilhar os seus desafios e encontrar as soluções adequadas para cada problema, e o exemplo mais evidente foi a sua recente deslocação à província de Malanje.
Saudamos, igualmente, o que está a ser feito aqui na Lunda Norte, no domínio sócio-económico, com destaque para os programas do Executivo, concretamente o PIIM, combate à pobreza, Kwenda, PREI, PAC e Planagrão, cujos efeitos resultam na melhoria das condições de vida das nossas populações.
Registamos a informação que nos foi passada pela Camarada 1ª Secretária sobre a indústria, concernente as questões ambientais, a criação de emprego para a juventude local, a transferência das sedes de sociedade mineiras à capital da Província e à resolução dos problemas sociais das populações circunvizinhas às áreas mineiras.
Estas questões não as contatámos apenas aqui na Lunda Norte, mas também na Lunda Sul, assuntos que também suscitam a preocupação do nosso Partido.
Estimados camaradas, militantes, amigos, simpatizantes e toda população da Lunda Norte;
Continuemos todos a apoiar o trabalho político e da governação que está a ser desenvolvido na nossa Província, sob condução de uma mulher forte e de firmes convicções, a quem o Camarada Presidente João Lourenço depositou a confiança para dirigir os destinos desta rica e heróica província.
Reiteramos os nossos profundos agradecimentos à Camarada Primeira Secretária Provincial e a sua equipa, que em representação dos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, criou as condições necessárias para que a nossa visita fosse um êxito.
Aproveito esta soberana ocasião, para vos instar a trabalharem com muito rigor no cumprimento das orientações da Direção do Partido e do Camarada Presidente João Lourenço e, em seu nome, exorto-vos a participarem activamente nas celebrações alusivas ao 17 de Setembro, dia consagrado ao herói nacional, o saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, e, por outro lado, façam bons preparativos para as celebrações de mais um aniversário da fundação do MPLA que se celebra a 10 de Dezembro.
Estimadas camaradas;
Assumamos todos o compromisso de continuarmos abraçar o patriotismo, a cimentar a unidade e coesão, aprofundar a cultura de paz, a melhorar a organização do Partido e a sua inserção na sociedade e a exercer uma cidadania plena.
Continuemos a unir sinergias e lutar por uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva.
A luta continua e a vitória
Tunasakuila.