Jornal ÉME – 12.09.23 – Dundo – O parque fotovoltaico, as obras do campo multiusos e de estancamento da ravina da centralidade do Dundo, foram alguns dos lugares que a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, visitou e trocou opiniões na segunda-feira (11) na Lunda Norte, com os cidadãos, militantes e representantes dos projectos socioeconómicos.

A dirigente, entre outros membros da comitiva que a acompanham, iniciou a visita à Central Fotovoltaica que está a ser construída a, nove quilómetros da sede municipal do Lucapa e que fornecerá energia elétrica limpa, para mais de 10 mil residências, da província da Lunda Norte.No local, a Vice-Presidente do MPLA, recebeu informações dos técnicos.

A central tem uma capacidade de cerca de 6 megawatts (MW), e visa reduzir o consumo de combustível, através da produção de energia limpa.

Após deixar o município do Lucapa, a delegação seguiu viagem para o município do Chitato, onde visitou as obras do Pavilhão Multiusos do Dundo, que está paralisada há mais de 10 anos.

Os cidadãos querem ver a obra concluída e pedem a responsabilidade a empresa construtora.

Particularmente, a juventude da Lunda Norte solicitou a, VP do MPLA, para intervir na conclusão do espaço desportivo.

Por último, a caravana do MPLA vistoriou às obras de estancamento da ravina com mais de mil e 200 metros, que ameaçava destruir os prédios da zona 4 da Centralidade do Mussungaue, na cidade do Dundo.

No final da jornada de campo, Luísa Damião, disse que gostou de ver alguns projectos que estão a ser desenvolvidos na região leste de Angola, com realce para a Central Fotovoltaica, no quadro da execução de programas destinados a garantir o desenvolvimento sustentável da região.

Valorizou os projectos de energia-limpas que estão a ser construídos “nao só no leste do país, mas também, em Cabinda, Benguela, Bié e Huambo”, que vai melhorar cada vez mais a vida das populações.

Por sua vez, a 1.ª Secretária Provincial do Partido da Lunda Norte, Deolinda Vilarinho, mostrou-se esperançosa com a intervenção da Vice-Presidente, “apresentamos os problemas e solicitamos a sua advocacia para acudir as necessidades da juventude local”.

Texto: NJ

Fotos: DG