Jornal ÉME – Luanda – 18.04.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, participou na quarta-feira (17) na Paróquia da Sagrada Família, em Luanda, da celebração eucarística de despedida do Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Giovanni Gaspari.

Testemunharam igualmente o acto religioso, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o antigo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, a Secretária do BP para a Política Económica, Idalina Valente, deputados, governantes e membros do corpo diplomático acreditado em Angola.

Ao dirigir a homilia, o representante do Vaticano em Angola, que se encontra em fim de mandato, começou por agradecer todo o apoio institucional e diplomático que recebeu do Executivo angolano e da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) durante o sacerdócio de três anos e meio no nosso País.

Dom Giovanni Gaspari referiu que, teve uma missão coroada de êxitos, e que deixa Angola com sentimento de dever cumprido.

Apelou a união entre os fiéis da igreja na nobre tarefa de levar a mensagem de Cristo aos povos que não conhecem a Deus.

O momento ficou marcado também com orações, súplicas e homenagens ao Núncio Apostólico, pelos notáveis esforços e contribuições no cumprimento da missão da igreja em Angola e São Tomé e Príncipe.

Dom Giovanni Gaspari nasceu aos 6 de Junho de 1963 em Pescara, Itália, e foi ordenado sacerdote a 4 de Julho de 1987. Em Setembro de 2020 foi nomeado ao cargo de Núncio Apostólico para Angola e São Tomé e Príncipe, pelo Papa Francisco.

Angola e a Santa Sé mantêm “excelentes” níveis de relações bilaterais, reforçado com a assinatura do Acordo-Quadro entre os dois Estados, diploma que proporcionou estabilidade jurídica, cujos frutos já são vividos no seio da comunidade cristã.

O documento permite à Igreja Católica trabalhar melhor em prol do povo, que é o único objectivo entre os dois Estados, visando o crescimento harmonioso das famílias angolanas e da sociedade em geral.

Texto: DN