Jornal ÉME – Luanda – 21.02.24- O Presidente da República, João Lourenço, inicia esta quarta-feira (21) uma visita oficial de 48 horas à República Checa, cuja agenda inscreve a captação de investimentos para o País, bem como assinalar uma nova era na cooperação bilateral entre os dois países.

O cumprimento do programa oficial desta missão do Presidente João Lourenço em Praga, cidade capital do país da Europa Central, terá como pontos altos as conversações entre as delegações presidenciais dos dois países, a ida ao Senado e à Câmara dos Deputados, bem como o encontro com o Primeiro-ministro checo, Petr Fiala, além de ser homenageado com um jantar oficial pelo Presidente Petra Pavel.

Fruto da diplomacia económica que tem vindo a promover, o Presidente da República, João Lourenço, busca na República Checa um forte aliado a ter em conta, na busca de parcerias para o crescimento da economia angolana.

Estão previstos a assinatura de vários acordos entre os dois governos, com destaque para um memorando de consultas políticas.

Está agendado ainda, que o Presidente da República fale aos jornalistas, na capital checa, numa conferência de imprensa que contará, igualmente, com a presença do estadista anfitrião.

Refira-se que o Governo angolano leva a cabo reformas estruturais para a melhoria do ambiente de negócios, tendentes em incentivar a atracção e captação de investimentos estrangeiros directos com benefícios fiscais especiais nas principais regiões do país, no quadro da diversificação da economia.

A República Checa é um país da Europa Central, com uma população com mais de 10,7 milhões de habitantes.

As relações político-diplomáticas entre Angola e a Chéquia, datam do período da guerra-fria, quando este país esteve ligado à República Eslovaca, a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1993, quando faziam parte do bloco socialista da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

 NBS