Jornal ÉME – Cuanza Sul – 21.02.24 – O Secretariado Executivo Nacional da OMA, encerrou , no município do Mussende, província do Cuanza Sul, a primeira fase da implementação do Projecto Kudima, cujo acto foi presidido pela Secretária-Geral Adjunta da OMA, Esperança Pires.

A dirigente garantiu que a visita à esta localidade, contribuiu para incentivar a prática da agricultura familiar exercida por mulheres, e consolidar o vínculo com a população, nos bairros, e garantir a segurança alimentar.

Neste sentido, exemplificou o trabalho agrícola polivante desenvolvido na Cooperativa Agropecuária Progresso do Mussende, onde são feitos produtos como o mel, sabão caseiro, pomadas para sapatos e velas feitas na base da cera do mel e produtos agrícolas.

A cooperativa foi criada no ano t6ransacto e congrega 80 membros, chegando a ocupar uma área de 800 hectares onde desenvolve actividades relacionadas com agricultura, pecuária, pescas e floresta para a defesa dos interesses sociais e económicos dos seus associados.

Para estimular a prática da actividade, a OMA procedeu a entrega de sementes, fertilizantes, pulverizadores, catanas, enxadas, chapas de zinco, carros-de-mão, e outros instrumentos fundamentais no processo de produção agrícola.

Foram igualmente visitadas a Cooperativa Okukala de Mulheres, e á Sementeira de Feijão, que se dedicam a actividade agrícola, constituindo deste modo um pilar essencial para melhorar o bem estar da população e cobrir as necessidades básicas.

Nas vozes das militantes, Isaura Floriano e Maria da Conceição, foram transmitidas as principais preocupações que se prendem com a falta de tractores e suas alfaias, créditos bancários, aquisição de inputs agrícolas e meios de transportes para o escoamento dos produtos.

Acompanhou os trabalhos, o segundo secretário do Comité Provincial do MPLA no Cuanza Sul, António Franco, a secretária provincial da OMA, Palmira Feio, secretárias provinciais da Organização, o primeiro secretário municipal do Partido, José Eduardo, assim como membros do Secretariado Executivo Provincial da OMA.

Texto: DN

Fotos: HF/OMA