Jornal ÉME – Luanda – 21.02.24- O Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, e o deputado do grupo parlamentar espanhol Renew Europa, Javier Nart, manifestaram, nesta quarta-feira (21) em Luanda, o interesse mútuo de aprofundar, as relações bilaterais, de intercâmbio entre as respectivas forças políticas.

A saída da audiência concedida por Manuel Augusto, que decorreu na Sede Nacional do MPLA, o deputado espanhol, manifestou o profundo orgulho, de ver o seu Partido a estreitar vínculos sólidos e permanentes com o maior Partido de Angola, e um dos mais influentes na região Austral do continente africano.

“É notável o caminho feito pelo MPLA, Partido que suporta o Governo de Angola, sobretudo a sua valiosa contribuição para a pacificação dos conflitos na região subsaariana de África, facto que nos leva a buscar uma parceria estratégica com este Partido de grande dimensão e ver esta parceria a prosperar”, destacou Javier Nart.

O deputado espanhol, reiterou que no quadro das prioridades de acção estratégica da sua formação política, espera que o MPLA venha a ser um parceiro pragmático e realista, para o alcance dos objectivos de excelência mútua, preconizada entre as partes.

“É indiscutível que estamos unidos em muitos aspectos, mas a nossa vocação para manter relações com o MPLA, vai muito além, pois são conhecidas a nossa identidade europeia e da nossa profunda convicção no projecto de sucesso que é hoje a União Europeia, a nossa projecção ibero-americana e atlântica é bem conhecida por razões históricas, culturais e linguísticas”, salientou Javier Nart.

Como membro do grupo parlamentar Renew Europa, o eurodeputado Javier Nart, já desempenhou as funções de Vice-Presidente para as Relações com os países da América Central, membro de comissões parlamentares dos assuntos externos , subcomissão da segurança e da defesa, entre outros cargos de relevância no Parlamento Europeu.

Vale destacar que as relações de cooperação e de amizade entre Angola e o Reino da Espanha datam há mais de 40 anos, estando cada vez mais estreitas na era da governação do Presidente João Lourenço, principalmente nos domínios diplomático e económico.

Texto :NBS
Foto: JG