Jornal ÉME – Luanda – 10.02.24 – Os restos mortais de Samuel Daniel, falecido no dia 5 de Fevereiro, em Malanje, vítima de doença, foram, neste sábado (10) a enterrar no Cemitério da Santa Ana, em cerimónia testemunhada pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

Nas últimas horas em que o corpo esteve em câmara ardente, no Quartel General do Exército (Ex-RI20), a dignitária lamentou a morte do ex-1.⁰ Secretário do MPLA em Malanje e antigo deputado, recordando com apreço o papel que exerceu como político vertical de fortes convicções, e um patriota com elevado espírito de solidariedade.

“Com o seu passamento físico, o MPLA perde um militante convicto que por mérito próprio chegou a ser membro do Bureau Político do Comité Central”, referiu.

Ao enaltecer a figura do finado, Luísa Damião, recordou que foi um “dirigente do nosso Partido, defensor de causas nobres, que serviu com zelo e dedicação as distintas missões que lhe foram confiadas“.

Ao apresentar as condolências à família enlutada, aos amigos e militantes, apontou que a notícia deste trágico acontecimento, causou “nos nossos corações, enorme, sentimentos de perda, tomados pela triste realidade da partida prematura de um intrépido militante”.

Na ocasião também foi lido o elogio fúnebre do Bureau Político do MPLA, em que expressa profunda comoção pelo passamento físico do Camarada Samuel Daniel, que teve uma notável trajectória política.

O malogrado foi membro do Bureau Político do MPLA, 1.⁰ secretário de Mesa da Assembleia Nacional, secretário provincial do MPLA e secretário do Departamento dos órgãos estatais e judiciais do Comité Provincial do Partido de Malanje.

Na carreira profissional, o destacado patriota assumiu cargos de relevância, mormente o de sub-director pedagógico da Ex-Escola Nacional da UNTA (Mbindi Emílio) em Malanje.

Varias personalidades entre as quais os membros do Secretariado do Bureau Politico, Carla Ribeiro, Joana Tomás, Maricel Capama, Gonçalves Muandumba, altos dirigentes do Comité Provincial do Partido de Malanje, deputados, militantes e membros da sociedade civil, deslocaram-se também ao RI20 e ao cemitério para prestar a última homenagem.

Texto : HT

Fotos: DG