Jornal ÉME – Luanda – 14.02.24 – A Vice-Presidente do MPLA , Luísa Damião , expressou, segunda-feira (12) em Windhoek, condolências pela morte do Presidente da Namíbia, Hage Geingob, considerando-o um africanista convicto que lutou incansavelmente pela causa do povo da Namíbia.

A dignitária encabeçou uma delegação ao mais alto nível mandatada pelo Presidente da República e do Partido, João Lourenço, à capital namibiana onde expressou ao Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, os sentimentos de pesar pela morte do Presidente Hage Geingob, ocorrido no dia 4 de Fevereiro corrente.

A comitiva foi recebida no período da manhã na States House, pelo Presidente Nangolo Mbumba, que mostrou a sua satisfação pela presença da delegação de alto nível.

O estadista namibiano considerou um grande gesto do Presidente João Lourenço em mandatar a delegação angolana e manifestou, igualmente estar reconfortado pelas mensagens de condolências endereçadas pelo Presidente angolano, do governo de Angola, do MPLA, da Embaixada de Angola na Namíbia e do povo angolano em geral.

A Vice-Presidente do MPLA, disse na ocasião que Angola será representada no funeral de estado, ao mais alto nível pelo Presidente da República, João Lourenço.

Luísa Damião manifestou a consternação do povo angolano pela perda de um pan-africanista, um homem que lutou pelo seu país, adiantando que esta perda é também do povo angolano.

A delegação seguiu depois para Casa Rosalia, Residencial Oficial do Presidente Hage Geigob, onde a Vice-Presidente assinou o livro de condolências.

Luisa Damião escreveu nas páginas, que “África e Angola juntam-se ao povo namibiano neste momento difícil pela perda do Presidente Hage Geingob que será recordado como um lutador incansável pela causa do povo da Namíbia, um africanista convicto que em grandes palcos internacionais soube sempre defender as causas nobres dos namibianos e também de África”.

Em nome da Direcção, dos militantes e simpatizantes do MPLA, a Vice-Presidente, Luísa Damião apresentou as mais sentidas condolências à viúva Mônica Geingos, à família enlutada, a SWAPO e a todo povo namibiano.

Integrou a delegação o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, a Embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, o Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, o membro do Bureau Político do MPLA , Pedro Mutindi e o deputado da Assembleia Nacional, Pedro Sebastião.