Jornal ÉME – Caxito – 14.02.24 – A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, deu início nesta quarta-feira (14) na província do Bengo, um périplo denominado “Kudima”, que abrangerá a região norte do País, para constatar o grau de cumprimento do programa Agricultura Familiar, com destaque para as actividades praticadas por mulheres.

O roteiro responde às orientações do Presidente do MPLA, João Lourenço, sobre a importância de uma maior aposta no sector da agricultura na diversificação da economia, melhoria da segurança alimentar e nutricional da população angolana.

A visita de trabalho à região compreenderá as províncias do Bengo, Uíge, Cuanza Norte, Malanje e Cuanza Sul, e visa igualmente acompanhar as mulheres no meio rural a continuarem a desenvolver a actividade agrícola com o pragmatismo que sempre lhes caracterizou.

Registar os principais constrangimentos atinentes a actividade que desenvolvem, bem como fazer advocacia para que mais mulheres sejam proprietárias de terras, constam dos objectivos a serem alcançados pela OMA.

O Secretariado Executivo Nacional da OMA defende uma maior aproximação com as mulheres no meio rural, por representar mais de 60 por cento da força de trabalho do sector da agricultura, e por serem as responsáveis por levar à mesa dos cidadãos, os produtos do campo que as famílias angolanas consomem.

Nesta deslocação, a Secretária-Geral da OMA estará acompanhada pelos membros dos Secretariados Executivos Nacional e Provinciais da OMA da Região Norte, secretárias municipais dos Dembos (Bengo), Sanza Pombo (Uíge), Lucala (Cuanza Norte), Cangandala (Malanje) e Mussende (Cuanza Sul).

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Florestas, as famílias contribuíram com 91,5 por cento do total da área cultivada na campanha agrícola no País 2022/2023, liderando deste modo a produção de diversos alimentos a nível de todo o território nacional.

Texto: DN
Fotos: HF/OMA