Jornal ÉME – Luanda – 09.02.24 – O Presidente do MPLA, João Lourenço, presidiu nesta sexta-feira (09) em Luanda, a 1.ª Reunião Ordinária do MPLA, marcada por ajustes pontuais, na configuração do Secretariado do BP, com destaque para indicação de Esteves Hilário, para o cargo de Secretário para Informação, e Joaquim dos Reis Júnior, para as funções de presidente do Grupo Parlamentar.
O recém-eleito, Esteves Hilário, substitui Rui Falcão, nas funções de Secretário para Informação, enquanto que, Joaquim dos Reis Júnior, substitui, Virgílio de Fontes Pereira, nas funções de presidente do Grupo Parlamentar do MPLA.
Entrevistado pela equipa de reportagem do Jornal ÉME, Esteves Hilário, prometeu cumprir com rigor as orientações da Direcção do Partido, na promoção da unidade e a interacção entre os militantes.
O jurista e docente universitário, disse que vai seguir as ferramentas gerais que regem o Departamento para Informação e Propaganda alinhadas nas orientações, do Presidente do MPLA “que nos foram passadas previamente, no programa e das linhas orientadoras do Partido”.
Antes da sua eleição para o cargo de Secretário para Informação, Esteves Hilário, exercia as funções de deputado à Assembleia Nacional, pertencendo à Comissão dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos. É professor universitário, na disciplina de Ciências Políticas e Direito Constitucional na Universidade Católica de Angola.
Por sua vez, o novo presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Joaquim dos Reis Júnior, considerou que este cargo é mais um dos desafios que o Partido propõe-lhe e como militante, é sua obrigação cumprir com zelo e dedicação.
Quanto as linhas mestras a seguir neste novo desafio, Joaquim dos Reis Júnior, apontou que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo presidente cessante.
Para além dos ajustes pontuais no Secretariado do BP, também foram temas de debate, questões ligadas, aprovação das alterações nas composições de trabalho permanente da Assembleia Nacional, a proposta do seminário nacional sobre “Ética e Integridade no serviço público”, aprovação da proposta para o cargo de 1.º secretário provincial do Cuanza Norte, e as bases gerais da realização do 9.º Congresso Ordinário da JMPLA.
Texto: NJ
Fotos: DG