Jornal ÉME – Zimbabwe – 19.03.24 – Os Secretários-Gerais dos antigos movimentos de libertação nacional da África Austral, reiteraram, nesta segunda-feira (18) em Victoria Falls, Zimbabwe, a conjugação de esforços para a manutenção da estabilidade política, económica e social dos seus povos e países.

O apelo foi feito durante as intervenções dos Secretários-Gerais dos partidos políticos, na sessão de abertura da 11.ª reunião, que contou com a presença de distintos representantes, nomeadamente, Paulo Pombolo (MPLA), Sophia Shaningwa (SWAPO), Roque Samuel (Frelimo), Obert Mpofu (ZANU-PF), Emmanuel Nchimbi (Chama Cha Mapinduzi) Fikile Mbalula (ANC), e Kavis Kario (BDP).

Ao discursar no certame, Paulo Pombolo, assegurou que o MPLA sempre foi e tudo fará para continuar a ser o fiel depositário dos ideais da liberdade assim como elevar a sua participação para o fortalecimento dos Partidos amigos e consequentemente dos respectivos países.

A esse respeito, o dignitário, salientou que deve-se fazer mais esforços para elevar o grau de relacionamento multilateral, identificando os desafios de cada partido na busca de soluções capazes de contribuir para atenuar as dificuldades na implementação da sua acção política.

Em outra parte do seu discurso, o Secretário-Geral do MPLA, aproveitou a ocasião para reiterar a SWAPO os profundos sentimentos de pesar pelo desaparecimento físico do Presidente Geingob da Namíbia, e expressou votos de solidariedade e conforto ao povo namibiano.

Ao apresentar a mensagem de boas-vindas, o Secretário-Geral da ZANU-PF, Obert Mpofu, defendeu a necessidade dos partidos irmãos, unidos pelos laços de solidariedade, lutarem e agirem de forma colectiva em benefício dos seus povos e respectivos países.

Durante o encontro, ficou acordado o compromisso de cada formação política, continuar a trabalhar para o reforço da cooperação entre os antigos movimentos de libertação nacional da África Austral, as suas organizações sociais e respectivos governos, enquanto partidos no poder.

PASSAGEM DE PASTAS

O evento ficou marcado com a passagem de pastas do partido anfitrião, ZANU-PF para o ANC da Africa do Sul, que ficou com a responsabilidade de criar as condições e albergar a 12ª reunião dos Secretários-Gerais dos antigos movimentos de libertação nacional da África Austral.

Para eternizar o momento, foram feitas trocas de presentes entre os Secretários Gerais e membros das delegações participantes do certame, mormente, o Congresso Nacional Africano (ANC), da África do Sul, Chama Cha Mapimduzi, da Tanzânia, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), a Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), da Namíbia, Partido Democrático do Botsuana (BDP) e a ZANU-PF, do Zimbabwe.

O evento que termina nesta terça-feira (19) decorre sob o lema “Unidade, Colaboração e Solidariedade na Defesa das Nossas Conquistas de Libertação contra o Neocolonialismo”.

Texto: DN