67 ANOS

Jornal ÉME- Luanda – 12.12.23- O Secretário do Bureau Político para a Informação , Rui Falcão, reafirmou, nesta terça-feira (12), que o histórico percurso de lutas e conquistas, conferem ao maior Partido político de Angola, uma capacidade incomparável de adaptação permanente á situação vigente em cada momento no País, passados 67 anos da sua fundação.

De acordo com o porta-voz do MPLA, que falava durante uma conferência de imprensa, que teve lugar na Sede Nacional, o surgimento do Partido de coração dos angolanos e angolanas, representou a vitória dos patriotas, que criaram uma organização política que visava a conquista da independência e da paz efectiva, e a defesa dos principais anseios do seu generoso e heróico povo.

“O processo histórico de Angola, atravessou várias dificuldades e crises”, frisou Rui Falcão, tendo realçado “que de cada ciclo de crise o MPLA sempre saiu cada vez mais fortalecido”.

Noutro momento, o Secretário do Bureau Político para a Informação , ressaltou o facto, de que o MPLA vê e acompanha com profunda preocupação a actual conjuntura sócio- económica do País, tendo reiterado o envolvimento profícuo e ágil da Direcção do Partido, para encontrar soluções.

“Nós temos compromisso com o povo, e temos que honrar, pese o facto de que nem todas as intenções são exequíveis, e com os poucos recursos disponíveis, vamos procurar ao máximo satisfazer aquelas que são as necessidades básicas prioritárias das nossas populações”, ressaltou o porta-voz do MPLA.

Em seguida, sublinhou que ” nós os dirigentes, quadros e militantes estamos aqui na trincheira, a trabalhar todos os dias, com a convicção de que o País tem rumo”.

Questionado sobre a existência de supostas correntes internas divisionistas no seio do Partido, Rui Falcão, a seu estilo, foi peremptório ao afirmar que, “não há nenhum laivo, de falta de coesão, hoje no seio do MPLA”.

“O MPLA tem 5 mil e 27 estruturas de organização de base, têm 264 Comités Municipais, sem falar, dos comunais, têm 18 Comités Provinciais , têm 1 Comité Central, tem 1 Bureau Político, somos hoje mais de cerca de 4 milhões de militantes, nós somos um Partido unido e democrático, onde as pessoas têm ma liberdade de ter opiniões diferentes e nós estamos habituados a conviver com isso”, destacou Rui Falcão.

Sobre as últimas chuvas, que têm caído sobre todo o País, com realce para Luanda, o porta-voz do MPLA, tranquilizou os cidadãos, reiterando que o governo local tem trabalhado no terreno até altas horas da noite para encontrar soluções concretas para as situações .

Em relação as eleições autárquicas , Rui Falcão vincou, que elas vão acontecer, assim que as condições estiverem criadas.

“Para implementar as autarquias é preciso haver estabilidade demográfica, haver divisão administrativa plena”, frisou o porta-voz do MPLA.

“Nós ainda agora, estamos a analisar a divisão administrativa do País, e dentro de dias vão surgir outras unidades orgânicas a nível do aparelho do Estado.
Portanto para as autarquias há um percurso a fazer”, acentuou Rui Falcão.

O Secretário do Bureau Político, aproveitou a ocasião para exortar a todo o povo angolano, a apoiar de forma massiva e incondicional as transformações políticas, sociais e económicas implementadas pelo Presidente da República, João Lourenço, que respaldam a preocupação com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Texto: NBS
Foto: AP