Jornal ÉME – Malanje – 02.05.24 – O Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, disse quinta-feira (02) em Malanje, que o processo orgânico que está a ser realizado nas estruturas de base, simboliza o primeiro passo do trabalho político, para que todos os jovens possam encontrar o espaço que os represente, no 9.° Congresso Ordinário.
Crispiniano dos Santos fez esta afirmação durante a sua intervenção no acto de lançamento nacional do processo de realização das assembleias de balanço e renovação de mandatos das estruturas de base da JMPLA, que teve lugar no Campo Multiuso Valódia na cidade de Malanje.
O líder da juventude dedicou os primeiros momentos do seu discurso a enfatizar a importância do trabalho desenvolvido pelas bases que representam uma estrutura de capital relevância , tendo em conta o seu contacto directo com as comunidades.
Acompanhado do Segundo Secretário do Comité Provincial de Malanje, Nelo de Carvalho, o dirigente também destacou a necessidade de continuar a articular o trabalho da comunidade com a Organização , fortalecendo as estruturas de base, para impulsionar o trabalho ideológico da JMPLA, afim de obter resultados abrangentes.
Crispiniano transmitiu em nome da entidade que dirige, o compromisso de continuar a trabalhar nas comunidades fortalecendo as estruturas de base,
tal como orienta o líder do MPLA, João Lourenço.
Também lembrou que
é importante que cada dirigente da JMPLA, OMA e do MPLA, se convertam de facto em verdadeiros agentes de mudança, promotores da paz, democracia e da unidade nacional, para tornar mais forte e dinâmica a organização juvenil.
Crispiniano dos Santos, também lembrou que o 9.° Congresso Ordinário da JMPLA tem como objectivo balancear o trabalho realizado no mandato que termina, alterar os estatutos, o plano programático, entre outros temas atinentes a juventude.
“O exercício que hoje se inicia, leva-nos a uma profunda preparação e reflexão em torno daquilo que são os anseios da força e vitalidade da juventude para o futuro do País”, vincou Crispiniano dos Santos.
Por sua vez o Segundo-secretário do Comité Provincial do MPLA de Malanje, falou da importância
da realização do processo orgânico do 9.°Congresso Ordinário da JMPLA, que vai culminar com a eleição de novos órgãos e organismos da estrutura juvenil aos vários níveis.
Apontou que o acto visa entre outros objectivos revitalizar, dinamizar e fortalecer as organizações de base da JMPLA, com vista a dotá-los de ferramentas necessárias, para o trabalho político- partidário a enfrentar com determinação e elevado espírito patriótico de militante para os desafios do presente e do futuro.
Nelo de Carvalho garantiu todo o apoio necessário ao Comité Provincial da JMPLA, para tornar possível a realização de todas as tarefas relacionadas a preparação e organização do processo orgânico.
O acto de abertura do processo assembeario na base a nível de todo o País e na diáspora, contou com a presença do Primeiro Secretário da JMPLA em Malanje , Rubens Muendo, dos membros do Secretariado Nacional da JMPLA, Comité Central do MPLA,
distintos Primeiros-secretários municipais da JMPLA e militantes da OMA.
Esteve também presente neste acto, o Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado Nacional da JMPLA a província de Malanje, Bernardo Catoto.
Texto: JG
Fotos: AP