Jornal ÉME – Luanda – 16.05.24 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para Relações Internacionais, Manuel Augusto, analisou nesta quinta-feira (16) em Luanda, durante uma audiência que concedeu ao embaixador da República Popular da China em Angola, Zhang Bin, o incremento da cooperação político-partidária e a troca de intercâmbio entre os dois países.
No final do encontro de uma fraternal conversa, Zhang Bin referiu que ambas entidades concordaram em várias questões de interesse entre os dois partidos políticos (MPLA e o Partido Comunista Chinês-PCCh).
O diplomata destacou o excelente estado das relações bilaterais, e ambos os lados concordam em
fortalecer a cooperação nos domínios da formação de quadros, troca de experiência na governação, entre outras áreas.
“Abordamos dois maiores assuntos, entre os quais as relações entre ambos os partidos no poder nos dois países”, relatou o embaixador que apresentou durante o encontro a história, situação actual e o contexto da questão de Taiwan da China.
Face ao exposto Zhang Bin disse que o MPLA reafirmou a sua posição firme, em relação aos princípios de uma só China e reconheceu a região chinesa de Taiwan como parte inalienável do território chinês.
“A parte chinesa agradece a posição da justiça de Angola nessas questões de Taiwan”, enalteceu o embaixador Zhang Bin.
Taiwan faz parte da China desde os tempos antigos. Em 1971, a 26ª sessão da Assembleia Geral da ONU adotou a Resolução 2758, deixou claro que existe apenas uma China no mundo e que Taiwan é uma parte da China, não um país.
Também deixou claro que há apenas uma sede da China nas Nações Unidas e que o governo da República Popular da China é o único representante legal.
Texto: JG
Fotos: DG