Jornal ÉME – Bengo – 02.05.24 – O sector da Saúde no município do Dande, província do Bengo, foi reforçado nesta quinta-feira (02) com 20 toneladas de fármacos diversos, para a melhoria da assistência médica e medicamentosa da população e combater as principais doenças que são diagnosticadas nas unidades sanitárias.

Coube à Secretária do Bureau Político para a Política Social, Maricel Capama, proceder a entrega dos donativos à direcção do Hospital Geral do Bengo, que incluíram material de biossegurança, como luvas cirúrgicas, máscaras, toucas, aventais cirúrgicos e medicamentos para os cuidados primários de saúde.

À sua chegada na província, a dirigente foi recebida pela Primeira Secretária Provincial do MPLA, Maria Antónia Nelumba, acompanhada por membros da Comissão Executiva do Comité Provincial do Partido.

Na ocasião, Maricel Capama disse que a entrega de medicamentos visa acudir a carência que o hospital enfrenta em termos de fármacos, visto que afluem na unidade pacientes vindos de todos os municípios da província.

A dirigente lembrou que “com as grandes chuvas que se abateram no País, no Bengo em particular, muitos charcos provocam a multiplicação de mosquitos que faz com que um bom número da população residente tenha malária”.

Após uma visita guiada às instalações da unidade hospitalar para se inteirar da sua organização e funcionamento, a dirigente exortou os gestores do hospital a utilizarem os meios com rigor e responsabilidade, evitando os desvios e a expiração dos medicamentos, ao invés de serem distribuídos aos pacientes.

Por sua vez, o director do Hospital Geral do Bengo, Álvaro Pedro, considerou o gesto bastante “nobre” visto que os hospitais são unidades de consumo elevado em termos de fármacos “e quando alguém vem e te estende as mãos é sempre bem-vindo”.

O responsável adiantou também que o hospital debate-se com carência de recursos humanos na área de pediatria, que regista em termos de urgências médicas, uma média de cento e 20 crianças por dia.

INFRAESTRUTURAS SOCIAIS RESPONDEM AOS ANSEIOS DA POPULAÇÃO

Esta é a quarta jornada depois das realizadas nas províncias de Luanda, Malanje e Uíge.

A edificação de diversas infraestruturas sociais na região com vista a garantirem melhores condições de vida às populações tem sido motivo de satisfação por parte dos citadinos que aplaudem os esforços do Executivo no processo de construção de empreendimentos que visam o desenvolvimento do País.

Acompanhada da Primeira Secretária Provincial do Partido, Maricel Capama efectuou visitas a diversas obras em curso na província, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), mostrando interesse pelos benefícios que trarão para os cidadãos.

O percurso incluiu visitas às obras do futuro Complexo Desportivo Para-olímpico do Bengo “José Armando Sayovo” e as do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP/Bengo), onde os técnicos em serviço explicaram de forma detalhada as diferentes fases das empreitadas.

Em acto contínuo, as Salas de Alfabetização do MPLA, localizadas no mercado do Panguila, foram alvo de uma vistoria e foram oferecidos diversos materiais escolares para impulsionar o ensino na comunidade.

Texto: DN

Fotos: DDS