Jornal ÉME – Luanda – 27.02.24 – O Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, segunda-feira (26/02) no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, o antigo Chefe de Estado da Nigéria Olusegun Matthew Obasanjo, com quem abordou assuntos de interesse comum.

Durante o encontro foram abordados temas ligados, a agroindústria e investimentos, nos segmentos de logística e infraestruturas adjacentes ao Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto”, situado na Zona Económica Especial Luanda-Bengo – (ZEE), Zona Franca da Barra do Dande, no transporte de cargas, na banca, na indústria farmacêutica e na investigação agronómica.

Antes da audiência entre as duas entidades, Obasanjo foi recebido pelo Presidente da República na qualidade de grande patrono do Conselho Empresarial Angola-Nigéria.

O encontro surge na sequência de uma resposta aos desafios da diplomacia de investimentos do Presidente João Lourenço, apresentada ao ex-Presidente Olusegun Obasanjo, em Novembro último, à margem da III Bienal de Luanda, onde o estadista angolano apelou para uma maior presença da Nigéria na economia angolana.

Em Outubro de 2023 e Fevereiro de 2024, o Conselho Empresarial Angola-Nigéria realizou dois Fóruns de Negócios em Abuja e Lagos, onde a elite económica nigeriana se mostrou disponível em promover a cooperação comercial e relançar as bases sustentáveis de fortalecimento dos laços económicos.

Entretanto, sabe-se que a “abertura de Access Bank Angola, um braço do Access Bank Nigéria, deixou animado a elite empresarial que pretende aplicar, até 2025, mais de cinco mil milhões de dólares em investimentos”.

O Conselho Empresarial Angola-Nigéria, conhecido pela sigla em inglês ANBC, tem como grande patrono o ex-Presidente Obasanjo.

A instituição foi constituída a 19 de Outubro de 2023, em Abuja, e é presidida pela empresária nigeriana Fifi Ejindu, tem como vice-presidentes os empresários angolanos António Henriques da Silva e Bento dos Santos e integram, igualmente, a ANBC as Câmaras de Comércio e Indústria de Angola e da Nigéria, assim como a senadora Grace Folashade, a empresária Sabena Johannes, entre outros convidados.

Texto: JA/JV