Jornal ÉME – Cabinda – 12.05.24 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, realizou recentemente, uma jornada de três dias de trabalho à província de Cabinda, para constatar o estado de organização e funcionamento das estruturas intermédias do Partido a nível daquela circunscrição.
A visita está enquadrada no âmbito da redinamização das estruturas do MPLA, bem como a realização das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos dos Comités de Acção do Partido, tendo em conta as ingentes tarefas partidárias.
Na província mais a norte de Angola, a delegação encabeçada pelo Secretário do DOM , manteve encontros com os militantes do município de Buco Zau, e com os membros da Comissão Executiva do Comité Provincial que incidiu sobre a vida interna, bem como a importância do processo das assembleias de balanço e renovação de mandatos da estrutura da base do Partido.
Na sequência desta digressão, Gonçalves Muandumba deslocou-se à Comuna do Luati onde interagiu com a população e auscultou os seus anseios.
No encontro com os militantes inteirou-se dos principais constrangimentos de natureza política e organizativa do aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e desempenho dos dirigentes, quadros e militantes.
Uma questão fulcral que foi considerada nas acções que se seguiram foi a necessidade de se reforçar a organização do funcionamento do Partido, assim como a sua influência junto dos militantes e do povo não pela imposição, mas pela sua capacidade organizativa e ideológica indispensável para um maior desempenho nos próximos desafios políticos.
No encontro com os membros da Cooperativa Agrícola “12 de Março”, e com o Comité de Acção do Partido Nº 26 , da Aldeia do Matembo, Gonçalves Muamdumba, teve a oportunidade de avaliar as condições para o garante do bom funcionamento do CAP com as comunidades locais.
Estes encontros permitiram gerar reflexões com vista a mensurar o trabalho e definir tarefas para melhorar as actividades dos distintos níveis em consonância com as orientações contidas na Agenda Política do MPLA para o corrente ano.