Jornal ÉME – Bengo – 26.02.24- Um projecto denominado “Saúde no meu bairro com o MPLA no coração”, que visa realizar rastreios e combater as doenças tropicais nas comunidades, foi lançado no último sábado (24) no bairro SKS, município do Dande, pela primeira secretária provincial do partido no Bengo, Maria Antónia Nelumba.
A iniciativa do Comité do MPLA no Bengo, (comité de especialidade de médicos, enfermeiros e técnicos militantes), contou com a presença da coordenadora do grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político à província do Bengo, Carla Ribeiro de Sousa.
O projecto tem por objectivo fazer consultas gratuitas de saúde aos munícipes, bem como reafirmar de forma clara o compromisso do Partido com a população, garantindo o bem-estar das comunidades.
Com a duração de dois dias, a feira será realizada, trimestralmente, nos seis municípios da província, para aproximar os serviços de saúde à população, sobretudo nas comunidades onde se regista um deficitário acesso aos serviços básicos de saneamento e apresentam uma densidade populacional considerável.
Na feira, os técnicos estão a fazer consultas de pediatria, hipertensão arterial, diabetes, estomatologia, pré-natal e dermatologia, aconselhamento e testagem voluntária de HIV, fisioterapia, psicologia clínica, ginecologia, medicina, pequena cirurgia, planeamento familiar, análises clínicas,vacinas e testes de Covid-19.
Nesta primeira edição pretende-se atender pelo menos três mil pessoas entre crianças e adultos, realizar palestras sobre educação para a saúde, para combater e prevenir determinadas doenças, sobretudo as causadas por falta de saneamento básico, higiene e outras.
Prevê-se que os profissionais de saúde percorram os oito municípios e as 32 comunas que compõem territorialmente as “terras do jacaré bangão”, para prestar assistência domiciliar às famílias.
NBS