Jornal ÉME – Huambo – 27.02.24- No âmbito das acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), os habitantes do município de Ecunha, na província do Huambo, tem constatado a resolução da problemática da falta de água e energia elétrica, bem como a reabilitação de escolas, e outras infraestruturas sociais que estão a mudar a imagem da vila.

Entre os novos equipamentos sociais concluídos e colocados à disposição da população, da região também conhecida como Rainha da Batata, destacam-se também centros e postos de saúde, vias rodoviárias, casas sociais, pontes e pontecos.

Fruto das acções do PIIM, o município do Ecunha tem hoje um total de 45 escolas, sendo 29 na sede e 16 na comuna do Chipeio.

O ensino primário ocupa 36 instituições e as restantes são colégios do I ciclo e liceus do II ciclo.

A estratégia da Administração Municipal de construir mais escolas, possibilitou a inserção de um maior número de crianças no sistema público de ensino e na melhoria das condições de trabalho dos professores.

No presente ano lectivo, foram matriculados 39.783 alunos do ensino primário ao II ciclo.

Por causa da aposta num ensino de qualidade o município do Ecunha é hoje destino de muitos estudantes provenientes de outros municípios da província, à procura de melhores instituições e condições de aprendizagem.

Por sua vez, o sector da Saúde controla 10 centros, quatro postos de saúde e um Hospital Municipal Hospital com capacidade para 56 camas, fazendo um total de 15 unidades sanitárias, bem como 18 médicos de diferentes especialidades.

O sector da Saúde foi uma das áreas que no Ecunha registou uma expansão e evolução assinalável, com a melhoria dos níveis de atendimento, bem como a implementação das feiras da Saúde, que estão a possibilitar aos cidadãos fazer consultas médicas mais próximo das residências.

O percurso entre os municípios da Caála e da Ecunha tornou-se mais transitável, depois de reabilitado. As ruas e as principais vias secundárias da vila estão todas em reparação, enquadradas pelo verde que sempre caracterizou a localidade.

Os projectos inscritos na carteira do PIIM , para o município do Ecunha, foram avaliados num montante financeiro 971 milhões e 426 mil kwanzas, tendo sido já desembolsados 837 milhões e 544 mil kwanzas em vários projectos sociais.

Localizado 30 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, capital da província, o município do Ecunha tem uma população estimada em 111.825 habitantes, e faz limite com os municípios do Londuimbali, Caála, Huambo, Bailundo, Ukuma e Longonjo.

NBS